Com shows da Timbalada, Festival de Cultura Santa Inês 2024 está aberto oficialmente

A programação do Festival de Cultura de Santa Inês, tradicional evento que movimenta anualmente o território do Vale do Jiquiriçá, começou nesse sábado (13).

Com shows da Timbalada, Festival de Cultura Santa Inês 2024 está aberto oficialmente
A programação do Festival de Cultura de Santa Inês, tradicional evento que movimenta anualmente o território do Vale do Jiquiriçá, começou nesse sábado (13). Promovido pela Prefeitura, o Festival de Cultura segue até o dia 22 de janeiro, com apresentações culturais, religiosas e shows musicais na Praça Araújo Pinho, centro de Santa Inês.

De acordo com o Blog do Marcos Frahm, que é parceiro do Bahia Notícias, a abertura oficial ocorreu às 08h30, com espetáculo circense aberto ao público, Feira da Economia Criativa, às 13h e, à noite, no palco principal da festa, aconteceram shows de Uilson Frenesy, artista da terra, em seguida a banda Timbalada, Luiz Laço de Ouro, outra atração local, além da cantora de arrocha Klessinha, que fechou a primeira noite de folia.

Ainda de acordo com o blog, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), participa, neste domingo (14), da tradicional lavagem das escadarias ao lado do prefeito Professor Emerson (PT) e de outras lideranças políticas. A ação religiosa, que acontece há décadas, envolve políticos, visitantes e religiosos, que saem as ruas da cidade embalados ao som de batucada em um cortejo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, tendo como ponto de partida a Praça Coronel Luiz Vieira, onde está localizado o templo da Igreja Matriz.

Após percorrer ruas e avenidas da área central e de diversos bairros, o cortejo de baianas e de centenas de fiéis retorna em direção à igreja católica, onde é realizada, por volta das 13h, a tradicional lavagem das escadarias, depois de saudações dos fiéis à Padroeira Santa Inês. Até o dia 22, passarão pelo palco do Festival renomados artistas, Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Zé Vaqueiro, Toque Dez, Heitor Costa, Psirico, Edson Gomes, Ho Polêmico, Kevi Jonny, Felipe Escandurras e Silfarley.