UBC lança série no YouTube sobre o universo dos direitos autorais

O mundo dos direitos autorais musicais é cheio de regras, e é muito comum a gente se perder em meio a tantos detalhes.

UBC lança série no YouTube sobre o universo dos direitos autorais

O mundo dos direitos autorais musicais é cheio de regras, e é muito comum a gente se perder em meio a tantos detalhes. São recorrentes neste universo perguntas como: Quanto um compositor recebe por cada play de uma música sua no Spotify? E quando ela toca na rádio ou na TV? Se o uso for num show ou num espaço público, qual é o critério de cobrança: é por bilheteria ou em função da área do lugar? Quem é responsável por arrecadar e distribuir esse dinheiro? E quando ele é enviado aos titulares?

Para tentar dar um pouco de ordem a tanta informação, descomplicando-a, a UBC criou a série de vídeos “Pequeno Manual da Gestão Coletiva”. Com apresentação da cantora e compositora Bibi, essa websérie publicada em capítulos no canal da associação no YouTube, tem uma linguagem simples e direta, com dados relevantes sobre cada uma das principais rubricas (ou segmentos), o nome técnico usado para classificar os usuários de músicas: streaming, TV, rádio, cinema, shows, sonorização ambiental (lojas, shoppings etc.), música ao vivo (em bares e restaurantes), casas de festas e diversão (como boates) e grandes eventos como carnaval, festas juninas e réveillon.

Ao todo, serão seis episódios, e o primeiro já está disponível. Nele, Bibi introduz conceitos importantes sobre a diferença entre obra e fonograma, os direitos que incidem em cada um e o caminho que o dinheiro faz entre o usuário e o titular. A cada semana, um novo capítulo será publicado, sempre dedicado a um ou mais segmentos de arrecadação e distribuição.

"A série é mais uma iniciativa da UBC para educar, capacitar e informar aos seus associados sobre o mercado musical. Mais do que distribuir direitos autorais, nossa associação tem a missão de facilitar o caminho dos nossos titulares em meio a um mercado cheio de desafios, no qual decifrar regras que, muitas vezes, são complexas é um fator chave para o sucesso na carreira", diz a gerente de Comunicação da UBC, Mila Ventura, coordenadora do projeto.

Assista ao primeiro episódio da websérie “Pequeno Manual da Gestão Coletiva”, criada pela UBC: