Milton Nascimento lança álbum com baixista de jazz Esperanza Spalding 50 anos após disco com Wayne Shorter

.

Milton Nascimento lança álbum com baixista de jazz Esperanza Spalding 50 anos após disco com Wayne Shorter
Álbum 'Milton + Esperanza' sai em agosto com Paul Simon, Guinga, Diane Reeves, Maria Gadú e Tim Bernardes entre os convidados das 16 faixas. ? Em 1974, Milton Nascimento gravou em Los Angeles (Califórnia, EUA) um álbum com o compositor e saxofonista norte-americano Wayne Shorter (1933 – 2023). Lançado em janeiro de 1975, o LP Native dancer amplificou o alcance da música do artista brasileiro ao redor do mundo, sobretudo no universo do jazz.

Decorridos 50 anos, Milton Nascimento – já entronizado como entidade da música brasileira – se une em disco a outro nome do jazz dos Estados Unidos.

Gravado em 2023 e programado para ser lançado em 9 de agosto deste ano de 2024, pela gravadora Concord Music Group, o álbum Milton + Esperanza junta o cantor de alma musical mineira a Esperanza Spalding, cantora, compositora e contrabaixista norte-americana de jazz.

O disco totaliza 16 faixas formatadas entre Brasil e Estados Unidos ao longo do ano passado. O repertório inclui cinco composições de Milton.

Milton Nascimento e Esperanza Spalding regravam músicas de Michael Jackson (1958 – 2009) e Beatles no disco 'MIlton + Esperanza'

Pedro Napolinário / Divulgação

Revivida com exuberância jazzística em gravação arranjada e produzida por Spalding, Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967) está em rotação desde anteontem, 14 de maio, como primeira amostra do álbum Milton + Esperanza.

Saudade dos aviões da Panair (Conversando no bar) (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1974) foi regravada com a cantora britãnica Lianne La Havas, o violonista Lula Galvão e os cantores Tim Bernardes e Maria Gadú.

Morro velho (Milton Nascimento, 1967) ganhou o contorno sinfônico da Orquestra Ouro Preto, também presente na faixa Wings from the thought bird. Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1972) está alocada na segunda faixa do disco.

Fora da lavra de Milton, o repertório traz abordagem de Saci (1993), música de Guinga e Paulo César Pinheiro, regravada com participação de Guinga. Paul Simon também figura na lista de convidados do álbum Milton + Esperanza, participando da gravação de música intitulada Um vento passou.

O disco ainda traz releituras de músicas dos Beatles, de Michael Jackson (1958 – 2009) e de Wayne Shorter – A day in the life (John Lennon e Paul McCartney, 1967), Earth song (Michael Jackson, 1995) e When you dream (Wayne Shorter e E. Lee, 1985), respectivamente – entre composições como The music was there, Late september, Get it by now, The way you are e Outro planeta. Cantora norte-americana de jazz, Diane Reeves participa da gravação da música de Michael, Earth song.

Entusiasta da música brasileira, Esperanza Spalding já fez conexões com vários artistas do Brasil, já tendo dividido o palco com Milton Nascimento em show apresentado no Rock in Rio 2011.

Capa do álbum 'Milton + Esperanza', de Milton Nascimento e Esperanza Spalding

Divulgação

? Eis, na ordem do disco, as 16 faixas de Milton + Esperanza, álbum que junta Milton Nascimento com Esperanza Spalding:

1. The music was there

2. Cais

3. Late september

4. Outubro

5. A day in the life

6. Interlude for Saci

7. Saci [ft. Guinga]

8. Wings for the thought bird [ft. Elena Pinderhughes r Orquestra Ouro Preto]

9. The way you are

10. Earth song [ft. Dianne Reeves]

11. Morro velho [ft. Orquestra Ouro Preto]

12. Saudade dos aviões da Panair (Conversando no bar) [ft. Lianne La Havas, Maria Gadú, Tim Bernardes e Lula Galvão]

13. Um vento passou (Para Paul Simon) [ft. Paul Simon]

14. Get it by now

15. Outro planeta

16. When you dream [ft. Carolina Shorter]