Feira: MP-BA cumpre 12 mandados em ação que apura lavagem de dinheiro em farmácias

Feira: MP-BA cumpre 12 mandados em ação que apura lavagem de dinheiro em farmácias
A operação Bulário deflagrada nesta quinta-feira (15) contra crime de lavagem de dinheiro em uma rede de farmácias cumpriu 12 mandados de busca e apreensão (ver mais aqui). Onze deles foram em Feira de Santana e um, em Salvador. A Tina Farma, com matriz em Feira, é uma das investigadas, acusada de sonegar mais de R$ 35 milhões em impostos.

Ao todo, seis empresas foram identificadas no esquema, sendo que três já se transferiram para outros estados. Também ficou constatado que 11 pessoas atuavam como laranjas, no esquema de lavagem de dinheiro.

Essas informações foram divulgadas no final da manhã desta quinta durante coletiva de imprensa da força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia, composta também pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal - (Gaesf), do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA).

Na operação foram apreendidos documentos eletrônicos, já encaminhados para perícia. Conforme o promotor Claudio Jenner, os envolvidos estão ainda na condição de investigados. Caso o processo seja aceito pela Justiça, passam a responder por crimes como sonegação fiscal, associação criminosa e lavagem de capitais.

"A fraude não só causa prejuízo ao Fisco e ao Estado, mas tem um efeito naquele comerciante que paga imposto e que precisa ver que a sonegação é coibida", disse.