Feira de Santana: Buraco superaquecido aguarda liberação para ser monitorado por sondas

Feira de Santana: Buraco superaquecido aguarda liberação para ser monitorado por sondas
O buraco superaquecido que se formou em uma casa no bairro de Queimadinhas, no município de Feira de Santana (relembre aqui), será estudado por sondas de análises de gases. Em entrevista ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o diretor de Planejamento e Educação Ambiental, João Dias, informou que devido às altas temperaturas, o caso precisa ser tratado com mais atenção.

"A gente tem tido muitas preocupações com o problema do aquecimento no piso da casa de dona Rose. O município tomou algumas providências, no sábado (29) a gente trouxe o professor doutor da Ufba, Luiz Roselio, é um professor renomado no Brasil, está participando da construção da nova estação do metrô em Águas Claras. E hoje ele foi para os Estados Unidos porque está fazendo pós-doutorado em Nova Iorque, mas ficou em contato com a gente. O professor deu umas orientações de como o município através da Secretaria de Meio Ambiente deveria proceder na questão do aquecimento do piso. Como ele é geólogo, pediu que nós fizéssemos análise dos gases, análise do solo, e um monitorando específico," informou João Dias.

Conforme o diretor de Planejamento, para que isso seja feito é necessário contratar empresas.

"Foi nos dado uma relação de empresas de São Paulo e Salvador, e nós trouxemos aqui de Salvador, a FH Engenharia. Ontem nós acompanhamos na casa de dona Rose, e também no bairro Queimadinha, onde foi coletada água do riacho Riacho Cipriano Barbosa, que é o riacho que abastece a lagoa do Prato Raso. E foi coletado também de outro riacho da Queimadinha que se conflui também com a lagoa para que a gente pudesse avaliar a temperatura, o pH, a condutividade, e fazer uma comparação com a água que está embaixo da casa de dona Rose," disse.