PT da Bahia articula nova vinda de Lula para ato em Feira de Santana na quinta-feira

PT da Bahia articula nova vinda de Lula para ato em Feira de Santana na quinta-feira
O PT da Bahia está conversando com a coordenação nacional da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o candidato petista retorne ao estado na próxima quinta-feira (27), para um ato em Feira de Santana. A possibilidade é considerada "remota", mas a equipe de Jerônimo Rodrigues (PT), postulante ao governo estadual, trabalha para viabilizar a agenda.

De acordo com fontes ligadas à campanha de Jerônimo, a coordenação nacional teria colocado como condição para a vinda de Lula uma pouco provável declaração de apoio de ACM Neto (União) a Jair Bolsonaro (PL). O ex-prefeito de Salvador tem sido pressionado por aliados a declarar apoio ao atual presidente da República.

Concretizando a aliança entre os dois adversários do PT - Neto e Bolsonaro -, Lula viria mais uma vez à Bahia para se confrontar mais firmemente com eles. A passagem do petista seria rápida, com uma caminhada em Feira de Santana, e retorno imediato para São Paulo. Caso contrário, a quinta-feira do ex-presidente da República estará reservada totalmente para a preparação dele para o debate da TV Globo, a ser realizado na sexta à noite.

Na última sexta-feira (21), durante um ato em Lauro de Freitas com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Jaques Wagner (PT) já havia comentado para o Bahia Notícias que uma nova vinda de Lula tinha uma possibilidade remota, mas que, caso acontecesse, seria para uma agenda no interior do estado.

Lula veio à Bahia quatro vezes desde a escolha de Jerônimo como candidato do PT ao governo do estado, todas em Salvador: a primeira vez no dia 31 de março, no evento de lançamento da chapa governista no Wet'n Wild; depois, no dia 2 de julho, quando participou do cortejo em homenagem à Independência do Brasil na Bahia; no primeiro turno, quando esteve em uma caminhada para a Igreja do Bonfim no dia 30 de setembro; e, por fim, em 12 de outubro, no segundo turno, para uma passeata entre os bairros de Ondina e da Barra.

A ideia de levar Lula a Feira de Santana já existia desde o primeiro turno. Os petistas da Bahia queriam que o ex-presidente viesse a Salvador no dia 22 de setembro e depois fosse à Princesa do Sertão no dia 23. Entretanto, naquela oportunidade, a agenda do candidato à presidência não permitiu a articulação.

Feira de Santana é o maior município do interior baiano, sendo o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, com 424.521 eleitores. No primeiro turno, Lula venceu na cidade com 61,7% dos votos válidos, mas Jerônimo acabou ficando em segundo lugar na disputa para o governo do estado, com 41,21% da preferência, contra 42,87% de ACM Neto. A expectativa do PT-BA é virar o jogo no segundo turno.