Mesmo após polêmicas, Pixar decide manter beijo lésbico em Lightyear

Mesmo após polêmicas, Pixar decide manter beijo lésbico em Lightyear
No dia 9 de março, funcionários LGBTQIA+ e parceiros da Pixar assinaram uma carta aberta em que acusavam a Disney de censurar demonstrações de afeto homossexual. 'Lightyear', filme de origem de Buzz do 'Toy Story'

Reprodução

O filme Lightyear, da Pixar em parceria com a Disney, decidiu manter uma cena que envolvia um beijo lésbico entre personagens do desenho animado. A decisão foi divulgada pelo portal Variety nesta sexta-feira (18). No início do mês, no último dia 9, funcionários LGBTQIA+ e parceiros da Pìxar haviam assinado uma carta aberta acusando a Disney de censurar demonstrações de afeto homossexual.

A carta foi parte de um grande movimento ocorrido nos EUA nas últimas semanas. Conservadores haviam levantado um outro movimento chamado "Don't say gay", que buscava abolir discussões sobre homossexualidade nas escolas do país. Como resposta, vários setores se manifestaram. A Pixar foi um deles.

Assista ao teaser de 'Lightyear'

Segundo o portal que divulgou a notícia, o beijo lésbico ocorrerá entre a personagem Hawthorne e sua namorada. Essa será a primeira cena de afeto homoafetivo nos filmes da Pixar.

Para os jornalistas da Variety, a decisão marca um possível grande ponto de virada para a representação LGBTQIA+ não apenas nos filmes da Pixar, mas na animação em geral, que permaneceu firmemente cautelosa sobre retratar o afeto do mesmo sexo sob qualquer ótica.