De Erasmo Carlos a Anitta, um júri de famosos elege suas músicas preferidas nos 80 anos de Roberto

De Erasmo Carlos a Anitta, um júri de famosos elege suas músicas preferidas nos 80 anos de Roberto


Até o Rei tem dificuldade de escolher uma única música de seu vasto repertório como a grande favorita. Em seu site oficial, Roberto Carlos elenca duas: "Detalhes" e "Eu te amo tanto", lançadas em 1971 e 1998, respectivamente. Por isso, não chega a espantar que 48 canções tenham sido citadas entre as 80 personalidades que O GLOBO convidou para eleger aquela música do Rei que mais toca o coração. Veja as canções de Roberto Carlos.

Com cinco votos, "Como é grande o meu amor por você", de 1967, conquistou o topo da lista. Também deveria ganhar ponto extra por ser a escolhida do grande parceiro Erasmo Carlos . Ele se derrete ao falar da canção do amigo que, curiosamente, não está no rol de composições dos dois: "Roberto, você com versos simples conseguiu fazer uma obra-prima, um hino ao amor".

Uma das músicas queridinhas do aniversariante , "Detalhes" aparece muito bem no ranking , com quatro votos, assim como "Além do horizonte" e "Olha". Não por acaso, "Detalhes" também está entre as dez mais ouvidas na página do cantor no Spotify, plataforma no qual o Rei registra mais de 2,7 milhões de seguidores e quase 3,5 milhões de ouvintes mensais até ontem.

"Detalhes" teve o voto da atriz Deborah Secco, da cantora cubana Gloria Estefan, do guitarrista Tony Bellotto e do músico Toquinho. Para Bellotto, esta é a música que "consegue reunir o que há de melhor nas canções de Roberto e Erasmo, uma aparente simplicidade na letra e melodia, que esconde muita contundência e originalidade".

O quarteto de fãs de "Além do horizonte" traz dois intérpretes de releituras da canção — Ivete Sangalo e Rogério Flausino, do Jota Quest —, a cantora Marisa Monte, para quem a letra "traz uma mensagem de esperança para esse momento tão duro", e o jornalista e colunista do GLOBO Nelson Motta, que exalta a pegada "festiva e positiva, ritmo latino envolvente, letra otimista".

Fechando a quadra de mais votadas, está "Olha", apresentada no álbum do Rei de 1975, o mesmo que tem a gravação original de "Além do horizonte". Na canção romântica, mais uma parceria com Erasmo, Roberto canta "Olha, você tem todas as coisas/ Que um dia eu sonhei pra mim/ A cabeça cheia de problemas/ Não me importo, eu gosto mesmo assim", e é a preferida de quatro mulheres: Alcione, Fafá de Belém, a jornalista Mariana Gross e Anitta, que dividiu os microfones com o ídolo nesta música no especial de fim de ano de 2013. "Uma canção linda e romântica, que fala sobre um casal que quer viver a vida só de amor", descreve a funkeira.


Seis canções tiveram três votos: "Cama e mesa" (preferida de Rico Dalasam, Stênio Garcia e Dira Paes); "Emoções" (Gal Costa, Marina Lima e Tierry); "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos", (Moacyr Luz, Vinny e Guilherme Arantes); "Nossa Senhora" (Dilsinho, Luan Santana e Paulo Cesar de Araújo); "O calhambeque" (Evandro Mesquista, Ísis Valverde e Reinaldo Moraes); e "Todos estão surdos" (Bruno Gouveia, Fernanda Abreu e Tico Santa Cruz).

Caetano Veloso, homenageado pelo Rei em "Debaixo dos caracóis...", optou por eleger "Se você pensa": "Nunca esqueço o impacto que essa canção me causou quando a ouvi no "Jovem Guarda", em 68. E, sempre que a ouço de novo, a impressão de estar diante de uma obra bela e poderosa se reafirma".


Houve quem não conseguisse bater o martelo. Diante do repertório do Rei, Zeca Pagodinho decidiu ficar com... todas. E muitas canções, claro, tiveram só um voto. Kevin O Chris, MC precursor do funk 150 bpm, escolheu "Furdúncio", por ter "uma pegada maneira do "tchum, tcha, tcha, tchum": o cara já fez um funk. Ele joga nas onze, né?". O cantor Russo Passapusso, do BaianaSystem, também fez uma escolha inusitada: "Claustrofobia", composição de Roberto e Erasmo interpretada pelo símbolo da contracultura Edy Star: "essa música tem a força que precisamos para conduzir as mudanças do dia a dia.

Entre os atores, Ísis Valverde, que teve "Sereia" como música tema de sua personagem na novela "A força do querer", e dividiu palco com o Rei para cantá-la, foi de "O calhambeque". Mas com uma boa justificativa: "Me lembra meu pai, que era fã número 1 do Rei."

Votos colhidos por Luccas Oliveira, Maria Fortuna, Pedro Willmersdorf, Ricardo Calazans, Ruan de Sousa Gabriel, Silvio Essinger, Lucas Bulhões e Ana Beatriz Moda.