A história das músicas Bandolins e A Lista, de Oswaldo Montenegro

A história das músicas Bandolins e A Lista, de Oswaldo Montenegro

Hoje é aniversário do cantor e compositor carioca Oswaldo Montenegro, autor de tantas importantes e belíssimas canções da nossa música popular brasileira, que completa 68 anos neste 15 de março.

E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Sobre Oswaldo Montenegro

Nascido no Rio de Janeiro, no ano de 1956, o artista multifacetado Oswaldo Montenegro, além de cantor e compositor, também é autor e diretor de filmes e peças teatrais, compositor de trilhas sonoras para musicais, ballets, cinema e novelas.

Na infância, viveu em Minas Gerais, onde teve os primeiros contatos com a música popular, ao acompanhar o espírito seresteiro da cidade. Autodidata e excepcionalmente precoce musicalmente, venceu o seu primeiro festival com apenas 13 anos de idade, com a música Canção para Ninar Irmã Pequena.

Já na adolescência, viveu em Brasília, fonte de inspiração de muitas das suas canções, e lá passou a frequentar festivais de música e companhias de teatro e dança, conhecendo a maioria de seus parceiros na arte – como a flautista Madalena Salles e o cantor e compositor Mongol – e decidindo seguir definitivamente a carreira musical.

Em 1972 teve a sua música Automóvel classificou-se no último Festival Internacional da Canção, da TV Globo, levando o artista a apresentar-se pela primeira vez em um festival de vulto nacional.

Em 1975, Oswaldo Montenegro estreou a primeira peça de teatro de sua autoria, João Sem Nome, e também o seu primeiro compacto, Sem Mandamentos. Em 77, foi a vez do primeiro LP: Trilhas, lançado de forma independente. No ano seguinte, foi convidado a gravar, pela WEA, seu primeiro álbum por uma gravadora: Poeta Maldito, Moleque Vadio.

Em 1979, ficou em terceiro lugar no Festival da TV Tupi, com o clássico Bandolins, divisor de águas em sua carreira. No ano seguinte, Oswaldo venceu o Festival MPB 80, com a inesquecível Agonia, autoria de Mongol.

A partir daí, faz excursões nacionais, toca em grandes teatros, entra na mídia. Ainda em 1980, lançou seu 2º disco pela WEA, Oswaldo Montenegro, alcançando, com este, seu primeiro disco de ouro.

Depois disso, a carreira de Oswaldo não parou mais de crescer e o artista escreveu a sua história na música popular brasileira.

Em 1982, Montenegro retornou para Brasília, para montar o espetáculo musical Veja Você, Brasília, com artistas da região. Deste elenco destacam-se nomes como Cássia Eller e Zélia Duncan, ainda desconhecidas do público.

Depois disso, o artista escreveu mais de 20 peças de teatro musical, entre elas Noturno, Filhos do Brasil e Léo e Bia, que estão em cartaz e são sucesso até os dias de hoje, com a Oficina dos Menestréis.

Oswaldo Montenegro possui mais de 40 álbuns lançados ao longo de mais de 50 anos de carreira.

Entre suas principais canções, estão:

O mais recente lançamento do artista é o álbum Emoções Urbanas, deste ano de 2024, em que Oswaldo celebra seus 50 anos de estrada com um show especial no Tokio Marine Hall, em São Paulo, no dia 20 de abril.

E, para homenagear Oswaldo Montenegro nesta data especial, vamos contar a história de dois de seus maiores sucessos: Bandolins e A Lista.

Oswaldo Montenegro no início da carreira | Foto: Divulgação Site Oficial

Oswaldo Montenegro no início da carreira | Foto: Divulgação Site Oficial

A história de Bandolins

Em 1979, o clássico Bandolins ficou em terceiro lugar no Festival da TV Tupi, sendo um total divisor de águas na carreira de Oswaldo Montenegro, depois do artista quase desistir da carreira por conta do fracasso de seu primeiro álbum lançado por uma gravadora, Poeta Maldito, Moleque Vadio.

O autor compôs a música de presente de aniversário para uma grande amiga que era bailarina e namorava um também bailarino, que foi dançar na França e ela – na impossibilidade de viajar com ele – ficou sem o par e sem o partner (parceiro de dança) no mesmo dia.

"A música fala de uma mulher que está dançando sozinha e loucamente imagina que tem alguém dançando com ela, mas na verdade ela está absolutamente só", conta Oswaldo.

Bandolins entrou para o segundo álbum de Oswaldo Montenegro pela gravadora WEA, que levou o seu nome e rendeu-lhe o primeiro disco de ouro a Oswaldo, consagrando-o para sempre como um dos maiores nomes da nossa música.

Como fosse um par que nessa valsa triste
Se desenvolvesse ao som dos bandolins
E como não, e por que não dizer
Que o mundo respirava mais se ela apertava assim

Seu colo como se não fosse um tempo
Em que já fosse impróprio se dançar assim
Ela teimou e enfrentou o mundo
Se rodopiando ao som dos bandolins

Oswaldo Montenegro | Foto: Livio Campos/Divulgação

Oswaldo Montenegro | Foto: Livio Campos/Divulgação

A história de A Lista

"A Lista eu compus quando eu descobri que o cabelo branco é irreversível. Aí veio essa ideia dessa canção: o que a gente deixa passar, o que a gente consegue reter da vida, quais são os afetos que a gente conserva.".

Composta em 1999 e lançada no álbum de mesmo nome da canção em 2001, A Lista é uma das músicas mais consagradas de Oswaldo Montenegro e coroa com chave de ouro o catálogo de canções do 22º disco da sua carreira.

Com letra e melodia emocionantes, A Lista traz uma mensagem profunda sobre a efemeridade das coisas e reflete sobre as idas e vindas da vida. Ao notar o seu primeiro cabelo branco Oswaldo começou a refletir sobre as coisas passageiras das nossas trajetórias no mundo, desde sentimentos banais, passando por sonhos que temos e amigos fiéis, concluindo que – na vida – tudo tem sua hora de florescer ou murchar, e o que fica, no fim das contas, é a reflexão do que foi feito e do que podemos mudar, a fim de vivermos cada vez melhor.

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar

Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Oswaldo Montenegro.