PRF deflagra operação contra esquema de corrupção na Região Metropolitana de Salvador

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação ROAD, destinada a apurar suposto esquema de corrupção envolvendo uma empresa de guincho e guarda de veículos apreendidos, que presta serviço à Unidade Operacional (UOP) da Polícia Rodoviária Federal - PRF, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

PRF deflagra operação contra esquema de corrupção na Região Metropolitana de Salvador
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação ROAD, destinada a apurar suposto esquema de corrupção envolvendo uma empresa de guincho e guarda de veículos apreendidos, que presta serviço à Unidade Operacional (UOP) da Polícia Rodoviária Federal - PRF, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Candeias e Lauro de Freitas.

As investigações, iniciadas em julho de 2020, apuram suspeita de irregularidades no processo licitatório em prol da empresa, além da atuação de servidores públicos na promoção de retenções excessivas. Os inquéritos iniciais, demonstram que a empresa contratada operacionalizaria sistema de contabilidade paralela, por meio de movimentações em espécie, com o objetivo de ocultar e pulverizar valores. Conforme levantando, a empresa e seus sócios tiveram um volume de mais de R$ 5 milhões em movimentações suspeitas durante a execução do contrato questionado.

As investigações avançam para aprofundar os elementos sobre a dinâmica do suposto engenho criminoso, individualização das condutas dos envolvidos, rastreio de valores ocultados e pulverizados, além da descoberta de possíveis outros participantes. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, previstos nos arts. 317 e 333 do Código Penal.