Ex-dupla Ba-Vi e Jacuipense, Rafael Bastos desiste de aposentadoria para disputar a Série B do Baiano: "Posso ser útil"

Ex-dupla Ba-Vi e Jacuipense, Rafael Bastos desiste de aposentadoria para disputar a Série B do Baiano: "Posso ser útil"
Após pendurar as chuteiras em 2021 atuando pelo Jacuipense, o meio-campista Rafael Bastos vai retomar a carreira de jogador. Aos 38 anos, o veterano se dedicava ao empreendedorismo, dono de uma empresa de contêiner, mas decidiu voltar aos gramados após convite do Vitória da Conquista para disputar a Série B do Campeonato Baiano.

"Futebol é minha vida, é o que eu sei fazer. Nesse tempo que fiquei sem jogar, cuidei da minha empresa em Vitória da Conquista. Estamos inovando e fazendo um shopping de contêiner. Curti a família também. Recebi o convite do presidente [do Vitória da Conquista] e achei que poderia ser útil e por isso tomei essa decisão de voltar", explicou em entrevista ao Bahia Notícias.

Formado nas categorias de base do Bahia e com passagem pelo Vitória, Rafael Bastos atuou nos brasileiros Figueirense, América-MG, Chapecoense, Botafogo-SP, CRB, Remo e Juventude, e também rodou o mundo, disputando até a Liga dos Campeões da Europa. Ele acumulou experiências nos portugueses Belenenses, Nacional e Braga, no japonês Consadole Sapporo, no romeno Cluj, quando jogou a Champions, no Al Nassr, da Arábia Saudita, no Levski Sofia, da Bulgária, no Kuwait SC, no Hatta Club, dos Emirados Árabes, no Buriram United, da Tailândia, no Mumbai City, da Índia.

Quando pendurou as chuteiras, Rafael Bastos seguiu no Jacuipense no cargo de coordenador técnico. No entanto, ele também pensava em se tornar treinador.

"Fiz um trabalho no Jacuipense no ano passado, fomos vice-campeões baiano e quase subimos para a Série C, mas perdemos para o América-RN. Na base, fizemos um excelente trabalho também e estamos colhendo frutos até hoje. Esse trabalho foi muito importante para mim e ser treinador está no meu radar", comentou.

Rebaixado no ano passado, o Vitória da Conquista está montando o elenco para a disputa da Série B, prevista para começar no dia 14 de maio. A diretoria ainda não anunciou o técnico do time. A estreia será contra o Jacobina, em casa. A FBF ainda vai divulgar a tabela detalhada da competição. O campeão e o vice conquistam as duas vagas de acesso à elite do futebol estadual.

"Expectativa grande, é o que eu sei fazer, o dom que Deus me deu. Estou feliz em poder participar desse projeto de reconstrução do Vitória da Conquista depois de uma queda. Estou na expectativa bem alta e, se Deus quiser, colocar o Conquista na primeira divisão novamente", finalizou Rafael Bastos.