Dixie D'Amelio, a influenciadora de 80 milhões de fãs que quer ir do TikTok aos palcos

Dixie D'Amelio, a influenciadora de 80 milhões de fãs que quer ir do TikTok aos palcos
Esse é o número de seguidores da influenciadora (e agora cantora) no Instagram e no TikTok. Ao g1, americana de 20 anos fala de pop com letras sobre ansiedade, insônia, cansaço e tristeza. Dixie D'Amelio, a influenciadora de 80 milhões de fãs que quer ir do TikTok aos palcos

Dixie D'Amelio ficou famosa dançando com a irmã mais nova Charli (a pessoa mais seguida do TikTok) ou fazendo palhaçadinhas na frente do celular. Em um momento do talk show que comanda no YouTube, a influenciadora embala a irmãzinha para presente.

Mas ela quer ir além disso. Desde junho de 2020, vem se arriscando como cantora. Quer transformar 80 milhões de fãs de vídeos divertidos nas redes sociais em fãs de músicas pop dançantes. Só que em quase todas as canções até agora, ela dança e "chora". Ao mesmo tempo.

"Às vezes eu não quero ser feliz / Não use isso contra mim / Se eu estou para baixo, apenas me deixe lá / Deixe-me ficar triste", canta em "Be Happy". "Mas aquela voz na minha cabeça parece obcecada / Em me manter acordada a noite toda / Sim, ela conhece cada parte de mim / Isso causa toda a minha ansiedade", desabafa em "Roommates".

Dixie D'Amelio

Divulgação/Max Montgomery

Embora pareça livre para falar o que quer nas músicas, na entrevista ao g1 (veja trechos no vídeo acima), ela pediu por meio da assessoria que as perguntas fossem previamente enviadas e que certos assuntos não fossem abordados.

O g1 não mandou as perguntas e os assuntos citados não estavam na lista de perguntas, feitas antes do pedido. Entre os assuntos estavam Covid-19, política e relacionamentos. Não era recomendado mencionar o "Snailgate", vídeo em que Dixie caçoa de seu chef particular simulando vomitar caracóis da paella feita por ele.

Na entrevista abaixo, os temas foram os que têm a ver com Dixie: internet, cultura pop, saúde mental e música (assista trechos de clipes no vídeo acima).

G1 - Eu sei que você estudou violino e piano. Como esse passado como estudante de música te deixou mais preparada para ser uma cantora pop hoje?

Dixie - Eu, definitivamente, aprendi muito. Aprender piano me ajudou a entender a pensar a música. Eu meio que aprendi sozinha a tocar piano... Violino, eu aprendi na escola e eu meio que me afastei do violino. Fiquei mais focada no piano e eu ainda volto para ele às vezes.

Dixie D'Amelio

Reprodução

G1 - Como é sua relação com o piano hoje? Toca todo dia?

Dixie - Eu meio que aprendo uma música bem rápido e então sigo em frente, eu sou realmente boa de pegar a música só de ouvido, sabe? Provavelmente, eu não toco da maneira correta, sabendo cada detalhe da parte técnica, mas eu gosto de brincar, de aprender sozinha.

G1 - Além da música, você tem seu talk show, você tem um podcast, um reality show, suas redes sociais, suas coisas nas redes sociais. Como você tem tempo para fazer todas essas coisas?

Dixie - Eu só tento fazer o meu melhor para equilibrar tudo isso. Não é fácil. É uma coisa complicada, mas eu faço o melhor que posso para encontrar tempo para tudo. E para encontrar tempo para meus amigos e para mim mesma.

G1 - Cantoras como você, Ariana Grande e Billie Eilish estão cantando cada vez mais sobre saúde mental. Por que você acha que isso está acontecendo tanto na música pop em geral?

Dixie - Acho super importante falar sobre saúde mental. Eu sinto que é uma conversa que as pessoas tentam ignorar mesmo que todos estejam lidando com isso e eu acho que quanto mais pessoas falarem sobre isso, mais a conversa se abre. Eu só me importo em compartilhar minhas experiências e se isso puder ajudar uma pessoa, então ficarei muito feliz.

G1 - Por causa da pandemia, você nunca esteve em turnê cantando suas próprias canções. Quais são suas expectativas sobre isso?

Dixie - Estou animada para me apresentar, em algum momento. Estou animada para compartilhar o que tenho trabalhado e sinto que tudo isso que tenho feito é como um treino e a cantar ao vivo seria como a "hora do jogo". Então, estou animada para finalmente estar no palco.

Dixie e Charli D'Amelio estão entre as celebridades mais seguidas no TikTok

Divulgação

G1 - Você acha que poderia ter a ajuda da sua irmã para pensar em coreografias e coisas da turnê?

Dixie - Acho que não vou trabalhar com Charli na coreografia. Mas estou trabalhando com um dos coreógrafos dela para me ajudar a descobrir qual é meu projeto. Ela com certeza quer se envolver um pouco, mas não quero arruinar nosso relacionamento tentando trabalhar juntas, tão próximas assim.

G1 - Por quê?

Dixie - Como irmãs, quando você ficar junta por um longo período nem sempre funciona da melhor forma. Então, temos um relacionamento de irmã muito bom e eu nunca iria querer estragar isso.

G1 - Você conhece alguma cantora pop brasileira, talvez Pabllo Vittar ou Anitta?

Dixie - Eu conheço a Anitta, eu a conheci em Nova York recentemente. Ela é super doce. Eu a segui no Instagram já faz um tempo. Ela é super fofa, mas não estou totalmente por dentro de todas as músicas daí não...

Dixie D'Amelio

Reprodução

G1 - 'Psycho' é seu primeiro single como compositora, certo? O quão diferente é cantar uma música que você também compôs?

Dixie - Com certeza, significa muito mais e eu curto muito mais... Eu amo poder cantar as palavras que escrevi, porque eu realmente as queria dizer. Eu amo tudo o que faz parte de “Psycho”. E estou tão feliz que as pessoas tenham gostado, porque o positivo tem sido feedback, quer dizer, o feedback tem sido muito positivo. Oh, meu Deus!

G1 - Eu estava lendo suas letras, não só essa em particular, as outras que você canta… e todas elas têm pelo menos um momento muito triste. Quando você fala que está triste, sozinha, cansada, com insônia ou coisas assim. Por que você acha que tem tantas músicas assim?

Dixie - Acho que porque quando elas são lançadas é o que eu estava sentindo, eu acho. Muitas pessoas se sentem assim às vezes e é compreensível. Eu me identifico com isso e sinto que você não deveria fazer algo apenas para fazer outras pessoas felizes, se isso não estiver te fazendo feliz.

A influenciadora e cantora Dixie D'Amelio

Divulgação

G1 - Entrevistei a Dua Lipa uns quatro anos atrás e ela gosta de descrever o som dela como 'dark pop' ou 'dance crying'. Você se considera uma cantora de estilos parecidos com esses também?

Dixie - Eu não sei como eu me descreveria ainda. Eu me sinto como que se nos últimos, sinceramente, estivesse em um processo de descoberta para mim. Descoberta do que eu quero lançar, como eu quero meu som... então, é isso que eu tenho trabalhado e eu realmente não tenho um rótulo para mim ainda, eu acho.

G1 - E você acha que é possível dançar e chorar? É que eu imagino pessoas chorando e dançando enquanto ouvem suas músicas em baladas...

Dixie - É possível. Definitivamente, é possível. Eu acho que é 100% possível. [risos]

Dixie D'Amelio

Divulgação/Steven Gomillion

G1 - Você já disse que adoraria cantar com o Shawn Mendes, porque ele também começou nas redes sociais, ele era do Vine. Que tipo de música você gostaria de cantar com ele?

Dixie - Hum, eu amo tudo do primeiro álbum dele, é tudo bem acústico, lento, é meu tipo de música. Eu amo isso, então provavelmente algo assim eu acho que seria superlegal.

G1 - Mas seus singles até aqui são bem para cima, mais dançantes. Você se vê fazendo versões acústicas deles, ou lançando baladas?

Dixie - Com certeza. Eu tenho algumas músicas assim, mas só estou tentando entender o que eu quero lançar. Definitivamente, tenho algumas desse tipo de música que eu realmente amo. Eu sou bem aberta para todos os tipos de música, todos os tipos de som.

Dixie D'Amelio no clipe de 'Be Happy'

Divulgação

G1 - O que você acha sobre a cultura do cancelamento e como ela te afeta como influenciadora e como artista?

Dixie - Todo mundo é muito duro com todo mundo e isso em tudo, mesmo fora das redes sociais. Estamos sempre tentando transformar todos em seres perfeitos, o que é desafiador é ter tantos olhos te vigiando, principalmente porque estamos todos nas redes sociais. Nós temos nossos perfis nas redes sociais e todo mundo fica assistindo cada movimento, tipo como se a gente tivesse que ser perfeito. E se não for perfeito, você vai ser cobrado por isso.

"É importante falar de saúde mental, porque as pessoas que estão atacando as outras podem precisar de ajuda também. Gostaria que meu trabalho fosse descrito na internet como: ela faz as pessoas felizes e espalha positividade."

Dixie D'Amelio

Divulgação/Steven Gomillion

Eu adoro brincar com meus seguidores, eu faço um bom trabalho com isso e curto dar uma boa risada. Mas também sei traçar o limite onde a saúde mental é importante. Não é que não dê para fazer piada com tudo, mas você precisa saber a hora certa e se você está sendo uma pessoa correta com as outras.

G1 - Como é sua relação com a música no seu dia a dia? Você ouve mais álbuns, playlists? Como você se conecta com a música?

Dixie - Eu ouço música constantemente, o dia todo, todos os tipos de música. Eu amo isso. Quer dizer, eu posso rir, posso chorar, posso dançar, posso gritar, e essa é a coisa incrível sobre a música. Música nunca é demais.

Eu acho que você pode ter uma música que literalmente representa uma situação única para você e se enxerga completamente em uma música. Ou pode ter uma música com a qual você não se identifica de forma alguma, mas você adora ouvir, porque adora o som.

VÍDEO: Quando eu hitei relembra sucessos