Casa de apoio para famílias de pacientes internados pede doação em Feira de Santana; veja como ajudar

Casa de apoio para famílias de pacientes internados pede doação em Feira de Santana; veja como ajudar

Uma casa de apoio criada para acolher famílias de pacientes internados em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, precisa de doações para o local funcionar.

Criada há três anos, a Associação de Apoio aos Pacientes do SUS (ApSUS), acolhe pessoas de outros municípios, que estão na cidade para fazer tratamento de saúde ou como acompanhante. No espaço, os acolhidos podem dormir, comer e tomar banho, sem custos.

“Já acolhi muita gente com cincos, seis dias sem tomar banho, passando necessidade, frio. Só quem já sentiu frio, fome, sede, vontade de tomar banho e dormir, sabe o que estou falando. É por essas pessoas necessitadas que estou aqui, trabalhando”, conta a fundadora da associação, Iraci de Souza.

O projeto precisa de alimentos, botijão de gás e apoio financeiro para pagar contas de água, energia elétrica e aluguel, que custa R$ 1 mil por mês. Para ajudar o projeto, o telefone de contato é 75 9 9198-1944. A casa de apoio fica na Rua Guaratatuba, nº 118, bairro Tomba.

Uma das pessoas acolhidas é Magnólia de Jesus, que foi para Feira de Santana com a filha e a neta, que nasceu prematura. Natural da cidade de Ipiaú, ela conta que não conhecia ninguém na cidade e não tinha lugar para ficar.

“Me encaminharam para o Hospital da Criança. A gente cuidando dela lá, chegou uma noite que uma moça falou que eu não poderia ficar no hospital. Fiquei desesperada, porque não conhecia nada aqui em Feira de Santana, não conhecia as pessoas”, relata.

O espaço tem capacidade para atender 50 pessoas, mas acolhe atualmente um número maior. A associação não tem apoio do poder público e conta com doação para funcionar.

“Pelo amor de Deus, ajude a casa de apoio, ajude quem passa fome, quem passa fio, quem sofre. Sozinha, eu não consigo”, pede a fundadora da casa.

Casa de apoio para famílias de pacientes internados pede doação em Feira de Santana

Reprodução / TV Subaé

Confira mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 Bahia e da TV Bahia

Ouça o podcast 'Eu te explico'