Bambas caem no samba para celebrar a alma carioca do Cristo Redentor

Bambas caem no samba para celebrar a alma carioca do Cristo Redentor

Zeca Pagodinho e Mart'nália estão entre os 14 artistas reunidos na gravação de música composta por Moacyr Luz para festejar os 90 anos do cartão-postal do Rio de Janeiro. ? Inaugurado em 12 de abril de 1931, o Cristo Redentor faz 90 anos com trilha sonora renovada para a celebração do aniversário.

Em rotação desde a noite de domingo, 26 de setembro, o single Alma carioca, Cristo Redentor saúda a estátua art déco que retrata Jesus Cristo e que, além de ter se tornado um dos símbolos da cidade do Rio de Janeiro (RJ), virou cartão-postal capaz de identificar o Brasil no mapa-múndi.

A música oficial dos 90 anos do Cristo Redentor é samba inédito composto pelo bamba Moacyr Luz – em apenas um dia, de acordo com nota oficial sobre o single – e gravado por Bruno Gouveia, Diogo Nogueira, Fagner, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Maria Rita, Mart'nália, Padre Omar, Paula Toller, Sandra de Sá, Toni Garrido, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho, além do próprio Moacyr Luz.

Desses 14 artistas, somente o cearense Raimundo Fagner e a paulistana Maria Rita nasceram fora da cidade que abriga o Cristo Redentor.

Capa do single 'Alma carioca, Cristo Redentor'

Divulgação

Feita com produção musical de Max Pierre, com arranjo do pianista Julio Teixeira, a gravação de Alma carioca, Cristo Redentor evolui na cadência bonita do samba mais tradicional, quebrada somente pela evocação do rap e do funk feita por Fernanda Abreu, a eterna garota carioca.

Além das 18 vozes (os 14 intérpretes ganharam o reforço do coro formado por Jussara Lourenço, Jurema de Candia, Marcio Lott e Marcello Furtado), o single Alma carioca, Cristo Redentor tem o toque de músicos como André Vasconcellos (baixo), Cezinha (bateria e percussão), Jaguara (percussão), Marco Vasconcellos (guitarra e violão), Milton Guedes (flauta e gaita) e Waltis Zacarias (percussão).

Coube a Adriano de Martini e a Marcelo Castello Branco executarem a produção do single Alma carioca, Cristo Redentor, viabilizado através de parceria entre a União Brasileira dos Compositores (UBC), a gravadora Sony Music Brasil e o Santuário Cristo Redentor.

Fernanda Abreu evoca a batida do rap e do funk na gravação do samba 'Alma carioca, Cristo Redentor'

Divulgação