Don Everly, pioneiro do country rock americano, morre aos 84 anos

Don Everly, pioneiro do country rock americano, morre aos 84 anos

AP

Don Everly, pioneiro do country rock americano, morreu neste sábado, aos 84 anos, após uma carreira que encantou os fãs de sucessos como "Bye Bye Love" e "Wake Up Little Susie". O anunciou foi feito neste domingo (22) pelo Hall da Fama da Música Country.

Everly, que era a metade sobrevivente dos lendários Everly Brothers, morreu em Nashville, Tennessee. A causa não foi divulgada.

O Hall da Fama chamou Don Everly de "um dos artistas mais talentosos e impactantes da história da música popular".

Homenagens do mundo da música foram encabeçadas por Carole King, Roy Orbison Jr. e Julian Lennon, que tuitou: "RIP Don dos Everly Brothers, que, juntamente com o irmão Phil, escreveu algumas das canções mais memoráveis e clássicas de todos os tempos."

A dupla, que influenciou cantores de rock e country por décadas, foi uma dos primeiras a serem premiadas no Hall da Fama do Rock em 1986, ao lado de Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.

O irmão de Don, Phil Everly, morreu em 2014, aos 75 anos.

As harmonias agudas e fluidas da dupla trouxeram uma série de baladas e rocks de sucesso. "Wake Up Little Susie" e "All I Have to Do Is Dream" lideraram as paradas americanas na década de 1950. Sua produção diminuiu nos anos 1960, mas, ainda assim, eles tiveram sucessos como "Cathy's Clown" e "Crying in the Rain".

Don Everly (direita) e Phil Everly em outubro de 2000

Pat Vasquez-Cunningham/AP

Vídeos: Personalidades que morreram em 2021