Thiago Thomé se une a Jorge Aragão e Xande de Pilares no álbum 'Encantado' para diferenciar Ogum de São Jorge

.

Thiago Thomé se une a Jorge Aragão e Xande de Pilares no álbum 'Encantado' para diferenciar Ogum de São Jorge
Artista lança o segundo disco em maio com músicas autorais como 'Encontro de dois sóis' e 'Presente', além de 'Ogumtech', single com os três cantores. Thiago Thomé (ao centro) entre Xande de Pilares (à esquerda) e Jorge Aragão na gravação da música 'Ogumtech', que será lançada em single em 19 de abril

Albergue / Divulgação

? Um ano após lançar o primeiro álbum, Para pretos, pardos e simpatizantes (2023), Thiago Thomé programa para maio a edição do segundo disco, Encantado.

Com 15 músicas no repertório autoral, o álbum Encantado tem sete canções dedicadas por Thomé à mulher, Bárbara Carine, entre as quais há Encontro de dois sóis e Presente.

Na sexta-feira, 19 de abril, o artista abre os trabalhos promocionais do disco com o lançamento do single Ogumtech, gravado com as participações de Jorge Aragão e Xande de Pilares.

Nesta música, gravada pelo trio com produção musical do percussionista Léo Mucuri, Thomé expõe as origens distintas de Ogum e São Jorge, diferenciando o orixá do santo – ao qual Ogum costuma ser associado no sincretismo religioso carioca –em letra que inclui versos como "Ogum é tech / Ogum é pop / Ogum é lord / Ogum só não é São Jorge".

Com a palavra, Thiago Thomé: "Ogumtech é uma música que compus para 'escurecer' alguns fatos que compõem a construção religiosa em torno dessas duas forças: Ogum e São Jorge. Ogum, como a música diz, é um Orixá Iorubá que, dentro da mitologia Iorubá, está ligado ao começo do mundo, sendo Orixá associado à tecnologia, matemática, ferro, estratégia e à guerra. São Jorge foi um guerreiro Turco que lutou nas cruzadas e, pela bravura, começou a receber uma devoção de outros guerreiros, depois expandida para milhões de pessoas ao redor do mundo. Acredito que o que os conecta, para além do sincretismo carioca, pois na Bahia Ogum já é associado a outro santo católico, é à bravura em relação a guerra. Porém, acho necessário entendermos, e aqui eu não faço juízo de grandeza, que são duas forças distintas, pois Ogum é Ogum e São Jorge é São Jorge", diferencia Thomé.

Artista fluminense nascido em Duque de Caxias (RJ), município da Baixada Fluminense, Thiago Thomé também é ator e escritor, além de cantor, compositor e músico.