Em negociações avançadas com governo da Bahia, Palácio da Aclamação deve virar equipamento cultural com apoio do BB

O Palácio da Aclamação, tradicional espaço no Centro de Salvador, pode ganhar um novo papel em breve.

Em negociações avançadas com governo da Bahia, Palácio da Aclamação deve virar equipamento cultural com apoio do BB
O Palácio da Aclamação, tradicional espaço no Centro de Salvador, pode ganhar um novo papel em breve. Com a perspectiva da formação de um equipamento cultural, o local pode virar o primeiro espaço gerido pelo Banco do Brasil no Nordeste para o formato CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

Interlocutores da gestão estadual e do instituição bancária confirmaram ao Bahia Notícias que as negociações estariam avançadas, podendo ter um desfecho em breve. Com nome dado em homenagem à República, o Palácio da Aclamação foi ocupado como residência oficial dos governadores da Bahia desde 1917 até 1967. Se confirmado o acordo, o local deve virar um espaço administrado pelo próprio banco.

Ao BN, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia confirmou que existe um diálogo com o governo federal para a criação de um equipamento cultural no local, apesar de não confirmar a possibilidade de parceria com o Banco do Brasil. "O que confirmamos é que o Governo do Estado está em diálogo com o Governo Federal para efetivação de parceria para criação de um equipamento cultural no local. E que o resultado disso será divulgado em breve", indicou em nota.

Informações complementares indicadas ao BN deram conta que o diálogo teve início em 2023, com algumas reuniões entre as instâncias federal e estadual, tanto na Bahia, quanto em Brasília. Além disso, durante o Carnaval de 2023, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Menezes, teria visitado o palácio para uma análise do destino do equipamento. A interlocução pelo estado teria sido feita pelo responsável da pasta, Bruno Monteiro.

Foto: Voluntárias Sociais

O edifício, que é separado do Passeio Público por um muro enfeitado com bustos de mulheres, possui um acervo de bens móveis composto de mobiliário, porcelana, quadros, tapetes persas e franceses, pinturas de paredes e forros do baiano Presciliano Silva. Atualmente o espaço também é utilizado para eventos privados.

CCBB na BAHIA

A iniciativa do Banco do Brasil, que investe há mais de 30 anos no setor por meio dos Centros Culturais Banco do Brasil deve chegar à Bahia. O público tem acesso a manifestações artístico-culturais nacionais e internacionais que, segundo o BB, "buscam refletir e instigar novos olhares sobre o mundo por meio de eventos nas diversas áreas e linguagens".

O banco aponta que a criação dos locais teve como objetivo a democratização do acesso a arte, além de contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. "Exibimos em nossos espaços físicos e digitais exposições, peças de teatro, mostras de cinema, shows e atividades culturais, com programações completas, plurais e acessíveis à sociedade", aponta a o BB.

Foto: Agecom/Bahia

Presentes em quatro grandes capitais brasileiras - Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte - já recebendo mais de 100 milhões de visitantes, com a realização de mais de 4.500 projetos nas áreas de cênicas, música, exposições, cinema, ideias e programa educativo, nos consolidando como um dos principais centros culturais no cenário brasileiro e internacional.

HISTÓRIA DA ACLAMAÇÃO

A arquitetura do Palácio da Aclamação, que apresenta uma herança portuguesa, caracterizada por reformas urbanas como já visto em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife, busca apresentar um desenho para definir um novo olhar à modernidade. Em 1913 foi realizado um projeto para ampliação do imóvel.

Com foco na "política", o espaço parou de servir, em 1967, através do governador Antônio Lomanto Junior, como residência oficial do governador. Levado para o Palácio de Ondina, o novo "endereço" era a antiga residência do administrador do Campo de Experiências Botânicas, ao lado do Jardim Zoológico. Mesmo assim, o Palácio da Aclamação continuou a ser utilizado esporadicamente pelo Governo do Estado em algumas solenidades.

Em 2010 o Palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artísitico e Cultural da Bahia (IPAC). No entanto, a proteção não se estendeu ao Passeio Público nem à Praça da Aclamação, mesmo que sejam espaços contíguos ao edifício tombado.