Corregedoria Geral do TJBA lança livro escrito por internos do Conjunto Penal de Itabuna

O projeto Virando a Página do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou o livro escrito por internos do Conjunto Penal de Itabuna.

Corregedoria Geral do TJBA lança livro escrito por internos do Conjunto Penal de Itabuna
O projeto Virando a Página do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou o livro escrito por internos do Conjunto Penal de Itabuna. O obra denominada de A vida em cena encena foi produzida por 15 internos do local. que tem à frente o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

"Até a maneira de falar e de agir do meu irmão mudou. Depois que ele começou a escrever está mais carinhoso e amoroso", contou Márcia Cardoso, irmão de Edson Ribeiro, um dos autores da produção. Ao lado dela, Mireli Cardoso, sobrinha de Edson, também chorava. "Não é tristeza, é alegria", acrescentou.

O momento foi realizado por meio do projeto que tem à frente o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e conta com o apoio do Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

Para Márcia, Mireli e os familiares dos outros autores, a quinta-feira (18) representou um marco: esperança renovada em um futuro melhor. "Nosso objetivo foi alcançado, se eles continuarem no mesmo caminho apresentado pelo Virando a Página", pontou o Corregedor-Geral, Desembargador Rotondano.

O projeto promove rodas de leituras entre pessoas privadas de liberdade e tem por objetivo o estímulo à leitura, à expressão oral, à elaboração de relatórios, para que, a partir de tal produção textual ou oral, o reeducando possa ter direito à redução de pena, conforme Resolução CNJ 391/21 e Provimento CGJ/CCI 12/22. A escrita literária e a produção das obras são um desdobramento da iniciativa.

Segundo o Corregedor, a intenção é que os internos, por meio da ressocialização saiam prontos para serem recebidos pela sociedade. "Isso contribui para que eles possam ser recebidos lá fora como cidadão, sem nenhum tipo de discriminação. Acredito que todos devem ter essa oportunidade", ressaltou, reforçando ainda a importância da parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), na reconstrução dos internos.

O lançamento aconteceu no próprio Conjunto Penal de Itabuna e o pátio ficou pequeno para as autoridades e os familiares. Todos com um sorriso no rosto e a expectativa no olhar de quem está prestes a presenciar um momento marcante. "Estou emocionada e muito orgulhosa. Meu filho é um poço de inteligência", compartilhou Luzinete Ferreira dos Santos, mãe de um dos autores, que apesar de morar em outra cidade, fez questão de prestigiar o momento.

A vida em cena encena apresenta 15 contos, que envolvem desde momentos bucólicos e saudosistas sobre a vivência na roça, até cenas de ação e aventura. Na própria quinta-feira, todos tiveram a chance de ouvir a leitura teatral do texto "O mundo gira", de Jean Paulo. A história aborda questões como preconceito, oportunidade e recomeço.

"Tentei trazer um pouco do que eu ouço aqui dentro sobre a importância da oportunidade", disse Jean se referindo ao processo de criação. Cabe salientar que os textos são produzidos durante oficinas literárias ministradas nos complexos penais por Alex Giostri, colaborador da Corregedoria.

Um fato histórico. Assim ficou definida o lançamento pelo Diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernado Dutra. "Aqui sempre pregamos o poder da transformação através da educação, então esse momento incentiva os outros a também buscarem essa mudança. Além de ser uma chance para a família ver que eles estão sendo amparados e conhecendo outras possibilidades".

Esse já é o terceiro lançamento de livro promovido pela Corregedoria Geral do TJBA, o primeiro foi na Penitenciária Lemos de Brito (PLB), em julho de 2023, já o segundo no Conjunto Penal Masculino, também Salvador, em setembro do mesmo ano. Mais seis livros estão programados para serem lançados até o final de janeiro.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes no evento a Juíza Auxiliar da Corregedoria Rosemunda Souza Barreto Valente; o Diretor Adjunto do Conjunto Penal de Itabuna, Bruno Pitanga; o representante da Socializa Brasil, Coordenador pedagógico, Saulo Araujo; o Padre Ricardo; a Coordenadora do projeto Remição pela Leitura Asas da Imaginação, Rute Praxedes; dentre outros.