Café Garbo: Negócio social valoriza produtores da Chapada Diamantina e promove experiência sensorial para clientes

No coração da Chapada Diamantina, na Bahia, nasceu uma iniciativa que vai além do simples comércio de café.

Café Garbo: Negócio social valoriza produtores da Chapada Diamantina e promove experiência sensorial para clientes
No coração da Chapada Diamantina, na Bahia, nasceu uma iniciativa que vai além do simples comércio de café. O Café Garbo, um negócio de impacto social fundado pelo empresário Norman Coelho Júnior, está, há 11 anos, redefinindo a forma como os pequenos produtores da região são remunerados.

A história começou em 2012, quando Norman, que atuava como gestor de Food Solution em uma grande empresa do mesmo ramo, se deparou com os produtores do município de Piatã, na Bahia. Encantado pela história e pela qualidade dos grãos produzidos na região, ele identificou uma lacuna importante: embalagens que não faziam jus ao verdadeiro valor dos produtos.

Em entrevista ao BN Hall, o empresário contou que abandonou sua carreira profissional para se dedicar à história dos produtores da localidade. "São pessoas simples que fazem cafés excepcionais e que ninguém conhece, não sabe quem são os produtores. Minha intenção é valorizar isso porque são, sem dúvida, os melhores cafés que temos aqui no Brasil. Isso é comprovado repetidas vezes através dos concursos ano a ano. E é valorizar esse trabalho para que eles não deixem a cultura", salientou.

Ainda na conversa, ele explicou que com essa problemática, o resultado era que os cafés de alta qualidade acabavam sendo exportados, enquanto os de menor qualidade eram comercializados no mercado interno. A partir daí, surgiu a ideia de desenvolver uma apresentação refinada para o produto, e atrelado a esse conceito, Norman deu origem à sua própria empresa.

"A gente faz uma curadoria com a família de pequenos produtores, selecionando os melhores lotes de cada um e fazendo uma apresentação através dos nossos produtos, seja embalagem, experiência para o consumidor, algo diferenciado e que valorize os cafés da Chapada", explicou.

Com sede situada em Salvador, o negócio realiza a curadoria e compra do grão-verde com um valor de até quatro vezes acima da cotação da bolsa. Após isso, é feita a torra numa empresa parceira, localizada em Lauro de Freitas. Já a parte do desenvolvimento de produto, distribuição, marketing e comercialização é feita inteiramente pelo Carbo.

Além de valorizar os produtores, a empresa se destaca por buscar promover uma experiência sensorial para o cliente. O café por si só já instiga o olfato e o paladar. Para alcançar o tátil e o visual, a embalagem apresenta a foto do produtor, assim como informações sobre a fazenda, em papel texturizado, e uma carta personalizada, ambos com logo em cera quente. A experiência se estende à audição com o QR Code de uma playlist no Spotify de soul, jazz e bossa nova, que ajudam a conceituar a marca.

Em Salvador, os cafés vendidos pelo Garbo podem ser encontrados no Almacen Pepe, que possui unidades Horto Florestal, Pituba e Alphaville, e também no Garimpo da Barista, no Caminho das Árvores. As compras podem ser feitas também através do site: cafegarbo.com.br.

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.