Salvador é 6ª capital do Brasil mais avançada na faixa etária de vacinação contra Covid

Salvador é 6ª capital do Brasil mais avançada na faixa etária de vacinação contra Covid

Salvador está na sexta posição entre as capitais do país mais avançadas em relação às faixas etárias de vacinação contra a Covid-19. Os números, levantados pelo Bahia Notícias a partir de dados oficiais disponibilizados pelas prefeituras, se referem à faixa de imunização beneficiada até esta terça-feira (23), quando a capital baiana imunizou idosos até 71 anos - a listagem, portanto, não leva em consideração que, a partir desta quarta (24), Salvador vai imunizar os idosos com 70 anos (leia mais aqui).

A líder no quesito é Manaus (AM), que, no momento, já vacina idosos entre 60 a 69 anos. A segunda colocada na lista é João Pessoa (PB), com imunização prevista para idosos de 64 anos. Boa Vista (RR) já permitiu o acesso às doses a pessoas entre 68 e 69 anos.

Brasília (DF) já faz a vacinação para idosos de 69 anos. Enquanto isto, Rio Branco (AC), Maceió (AL) e Vitória (ES) vacinaram, até esta terça, idosos até 70 anos. Salvador, por sua vez, aparece junto com Goiânia (GO) no planejamento de vacinação para idosos de 71 anos. Portanto, a capital da Bahia está atrás de oito capitais brasileiras no quesito.

Vale lembrar que a líder, Manaus, recebeu mais doses na distribuição do Ministério da Saúde após a segunda onda de contaminação da Covid-19 levar à falta de oxigênio nos hospitais (relembre aqui). Ainda assim, a vacinação chegou a ser suspensa após dezenas de relatos de pessoas que furaram a fila de prioridade (veja aqui).

Confira abaixo o ranking completo:

1º: Manaus (69 a 60 anos)

2º: João Pessoa e Recife) (64 anos)

3º: Boa Vista (68 e 69 anos)

4º: Brasília (69 anos)

5º: Rio Branco, Maceió e Vitória (70 anos)

6º: Salvador e Goiânia (71 anos)

7º: Macapá (71 e 72 anos)

8º: São Paulo e Porto Alegre (72 anos)

9º: Natal, Aracaju, Campo Grande e São Luís (73 anos)

10º: Florianópolis (75 a 73 anos)

11º: Fortaleza e Rio de Janeiro (74 anos)

12º: Porto Velho, Curitiba e Belo Horizonte (75 anos)

13º: Cuiabá (79 a 75 anos)

14º: Teresina (76 anos)

15º: Palmas (78 anos)

16º: Belém (82 a 80 anos)

NÚMEROS GERAIS

Apesar de não ser a capital do país mais bem posicionada em relação ao avanço da vacinação entre as faixas etárias, Salvador é a terceira capital do país que mais vacinou pessoas.

Até a publicação desta matéria, foram imunizados 239 mil soteropolitanos. A capital que mais vacinou, até o momento, é São Paulo (1.072.602), seguida pelo Rio de Janeiro (530.620).

O BN tentou contato com o secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, e a subcoordenadora de Doenças Imunopeveníveis da prefeitura, Doiane Lemos, com objetivo de repercutir as estratégias do município para ampliar a faixa etária de imunização. Contudo, a reportagem não obteve êxito.