Evento discute situação de rio que atravessa cidade da Região Metropolitana de Salvador

Um evento reuniu em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quarta-feira (30) autoridades e especialistas para discutir a situação da Bacia do Rio Joanes.

Evento discute situação de rio que atravessa cidade da Região Metropolitana de Salvador
Um evento reuniu em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quarta-feira (30) autoridades e especialistas para discutir a situação da Bacia do Rio Joanes. Denominado de "SOS Rio Joanes 5", o evento, feito no CeepTic Lauro de Freitas, contou com palestras, como a feita pela promotora do Ministério Público do Estado (MP-BA), Cristiana Seixas.

Ela abordou os impactos das mudanças climáticas e a importância da proteção hídrica. O engenheiro sanitarista e coordenador de projetos da Oscip Rio Limpo, Joselito Oliveira, destacou a gestão ambiental como política pública para recuperação do rio, e o diretor de recursos hídricos do Inema, Eduardo Topázio, ressaltou a ligação entre a saúde dos rios e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Já a relevância das águas para as religiões de matriz africana foi abordada por Cláudia Pereira dos Santos, Coordenadora do MNU - Movimento Negro Unificado de Lauro de Freitas. No aspecto socioeconômico da região da bacia do Rio Joanes, os participantes ouviram o especialista Cesar Meireles. Mauro Cardim, idealizador do evento, e Leonardo Góes, presidente da Embasa, foram alguns dos homenageados no encontro.

A organização do encontro foi feita pela Oscip Rio Limpo, IMDI e Spacycomm Comunicação, com apoio da CDL de Lauro de Freitas, do Jornal O Agora, APS Eventos e ITS Brasil.