Eventos de natação agitam os esportes aquáticos da Bahia neste final semana

Eventos de natação agitam os esportes aquáticos da Bahia neste final semana
O Campeonato Nordestinho de Natação - Troféu Alexandre Pussieldo começou nesta sexta-feira (28) e segue até sábado (29) na Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô. O evento, que é o principal da categoria na região, reúne aproximadamente 300 crianças de sete estados do Nordeste nas categorias mirim e petiz (de 7 à 12 anos de idade).

"Tivemos o início hoje e vamos até amanhã em uma grande festa para a nossa criançada. São atletas começando as suas carreiras e a gente tem que incentivar. Essa competição não acontecia aqui há muito tempo e é importante a gente trazê-la para fomentar a nossa base. Quem acredita e gosta do esporte e quer ver ele crescer tem que apoiar. Então, estamos aqui fazendo isso", declarou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, instituição organizadora do evento.

As competições acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, em dois turnos. Na parte da manhã, os atletas começaram o aquecimento às 7h e as provas, às 8h. Já na parte da tarde o aquecimento começa às 15h, com início das disputas às 16h. Os horários valem para sexta e sábado.

Domingo com promessa de recorde histórico

No domingo (30), também na Piscina Olímpica da Bahia, acontece o 3° Concurso do infantil à sênior. A competição conta com atletas a partir dos 13 anos de idade e receberá a presença das principais estrelas da natação baiana, incluindo os atuais campeões brasileiros de suas categorias, Celine Bispo, Dan Spínola e Enzo Brandão Ibanez.

Na competição há a possibilidade da quebra do recorde mais antigo da natação baiana. A marca dos 200 m borboleta, que hoje pertence a atleta master Patrícia Queiroz Brito, foi estabelecido em 1986, há 37 anos. Neste domingo, a campeã brasileira de 100 m livres, Celine Bispo, vai disputar a prova e pode uebrar essa marca histórica.

Para completar, ao seu lado estará a própria Patrícia Brito nadando como forma de incentivo. A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) prepara uma homenagem para a atleta, que é a maior campeã estadual dessa prova de todos os tempos. Além de ser a detentora do recorde, Patrícia também ficou conhecida mundialmente por ser a primeira mulher a fazer a Travessia Mar Grande — Salvador de nado borboleta.

A competição no domingo começa com o aquecimento às 7h e tem início às 8h.