Mutirão de cirurgias da prefeitura de Candeias bate recorde atendimentos oftalmológicos

Mutirão de cirurgias da prefeitura de Candeias bate recorde atendimentos oftalmológicos
O mutirão municipal de cirurgias da prefeitura de Candeias bateu um recorde de procedimentos oftalmológicos em dois dias. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), Foram 877 pessoas operadas das 1.206 que passaram por triagem na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Condomínio Nossa Senhora das Candeias I e II, no bairro do Ouro Negro.

Além disso, foram 554 cirurgias de cataratas, 238 de pterígio (carne no olho) e 85 de yag laser (limpezas de lente). As cirurgias gerais, ginecológicas como hérnia, mioma, pedra na vesícula, laqueadura e vasectomia, serão realizadas a partir do dia 11 até o dia 22 de abril, no centro cirúrgico da Clínica Biosphera.

Outras pessoas que não realizaram cirurgias, tiveram garantido os exames e a consulta com especialista. Saíram com receitas médicas e toda orientação para qualquer problema apresentado.

A Chefe de Gabinete, Soraia Cabral explica que os pacientes não terão custos relacionados às cirurgias. "Vamos arcar com a biópsia dos pacientes no pós-cirúrgico, iremos entregar as meias de compressão para os pacientes de angiologia e fazer esse acompanhamento de perto. Reiteramos que os pacientes podem contar com o prefeito Pitágoras, com a Secretaria de Saúde, com o Gabinete e demais pastas no que precisar, pois estaremos aqui para ajudar", disse ela.

Já o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, ressaltou a importância do mutirão e da força da tarefa feita pela gestão para promover a ação com recursos próprios. "Estou extremamente feliz pois muita gente com problemas de visão precisava desses procedimentos. O sorriso e satisfação no pós-cirurgia não tem preço. Nós, técnicos da saúde, nos realizamos desta forma: quando os serviços impactam diretamente no bem-estar das pessoas".

Após passarem por todo o processo de triagens até esta segunda-feira (10), os pacientes saíram do atendimento com as cirurgias já agendadas. O procedimento não invasivo de varizes por meio de escleroterapia, para tratamento com espuma ecoguiada, também alcançou inúmeros pacientes na UBS.