Juçara Marçal é atração da semana na Casa Natura

Juçara Marçal é atração da semana na Casa Natura

jussara marçal

A Casa Natura Musical, no bairro de Pinheiros (capital paulista) criou recentemente o projeto “Frequências”, um show duplo com artistas de diferentes cenas mas com a mesma sintonia. Em mais uma edição do projeto, a Casa convida, no dia 9 de março, quinta-feira, às 21h, os cantores e compositores Juçara Marçal e Kiko Dinucci para os respectivos shows
“Delta Estácio Blues” e “Rastilho”.

Juçara Marçal aproveitará a oportunidade para promover o lançamento de seu segundo disco solo — vencedor do Prêmio Multishow em 2021 e cujo título é o mesmo do show. Sucessor do aclamado “Encarnado”, “Delta Estácio Blues” tem produção musical de Kiko Dinucci e traz forte presença de Juçara como compositora em todas as etapas e processos de criação: nas colagens eletrônicas que levaram às bases das músicas; letras, melodias, parcerias e poesias; nas variações e investigações que realiza sobre o próprio canto e voz. O lançamento é uma realização Natura Musical / QTV Selo / Mais um Discos / Goma Gringa.

No novo álbum, Juçara Marçal traz parcerias de composição com Tulipa Ruiz, Siba, Rodrigo Campos, Maria Beraldo e Douglas Germano, além de participação de Catatau na faixa que assinam juntos. Ogi compôs o single “Crash”. O disco ainda conta com uma releitura de “La Femme à Barbe”, de Brigitte Fontaine e Jacques Higelin. A ideia do trabalho é abordar a música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira. Estão presentes nas canções temas que revelam posicionamentos da artista enquanto mulher negra no Brasil de hoje. Racismo, negritude, feminino, ancestralidade surgem em versos contundentes, sem nunca perderem de vista a poesia.

jussara marçal1

 

“Rastilho” é o segundo álbum solo do compositor e guitarrista fundador das bandas Metá Metá e Passo Torto: Kiko Dinucci. Lançado em janeiro de 2020, um pouco antes da pandemia, o álbum foi gravado apenas com violão e vozes. Rastilho explora um caminho mais percussivo e inventivo para o instrumento. No show, Kiko conta com as participações de Juçara Marçal, Dulce Monteiro, Graça Reis e Maraísa. O disco tem participação do raper Ogi e da cantora Ava Rocha. Rastilho entrou em diversas listas de melhores álbuns de 2020 e ganhou destaque na crítica.

Em 2021, o álbum voltou a ser apresentado em uma turnê europeia, passando por 15 diferentes países e somando 31 apresentações. Kiko Dinucci também é produtor e arranjador. Já colaborou com artistas como Elza Soares, Tom Zé, Criolo, Jards Macalé e Marcelo D2.