Eleitos os melhores do ano no atletismo brasileiro, Alison Santos e Letícia Oro Melo traçam metas para 2023

Eleitos os melhores do ano no atletismo brasileiro, Alison Santos e Letícia Oro Melo traçam metas para 2023
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) premiou os melhores atletas do ano de 2022, na noite desta segunda-feira (12), em São Paulo. Campeão mundial dos 400 metros com barreiras, Alison Santos, o Piu, foi o vencedor na categoria masculina, pela segunda vez consecutiva. Enquanto a medalhista de bronze no salto em distância no Mundial de Eugene (EUA), Letícia Oro Melo, levou a honraria entre as mulheres.

Aos 22 anos, o paulista Alison Santos teve um ano recheado de conquistas. Além do ouro em Eugene, ele estabeleceu o novo recorde sul-americano com o tempo de 46s29. Piu ainda foi campeão invicto da Liga Diamante, a mais importante do circuito de competições da World Athletics.

"É uma honra receber esse reconhecimento da comunidade do atletismo", disse. "Tenho grandes objetivos, vou buscar medalhas no Mundial, no Pan-Americano e tentar fazer um bom papel na Liga de Diamante", completou.

Já a catarinense Letícia Oro Melo, 24, abocanhou o bronze no Mundial de Eugene, naquela que foi sua primeira competição de grande porte na carreira, ao saltar 6,89m, seu recorde pessoal. Em novembro de 2021, ela havia passado por uma cirurgia ao romper o ligamento do joelho esquerdo.

"É uma honra", declarou. "Estou animada e quero fazer uma boa temporada em 2023. O objetivo é saltar mais de sete metros. No primeiro semestre foi fazer um camping de treinamento em Jamor, Portugal", afirmou.

Já os prêmios de revelação ficaram com a paulista de 17 anos, Vanessa Sena, do salto em distância e provas de velocidade (100m e 200m), no feminino, e com o velocista Renan Galina, paranense de 18 anos, especialista nos 200m rasos, entre os homens.