Djavan lança 'D' como luz contra o obscurantismo: 'A gente precisa acreditar na felicidade'

Ao g1, cantor celebra carreira com 25º álbum, comenta 'tremor essencial' causado pela escassez de sono e diz que show no Rock in Rio vai ser 'um tiro só' de grandes sucessos com novos arranjos.

Djavan lança 'D' como luz contra o obscurantismo: 'A gente precisa acreditar na felicidade'

    Depois de tanta tristeza com a pandemia e obscurantismo dos últimos anos, Djavan quer trazer luz e leveza ao mundo com "D", álbum que lança nesta quinta-feira (11).

    É por isso que canta "Deixar que o vento leve / E o amor se encarregue de tudo / E que a gente volte a rir de tudo / E que a vida seja longa e tudo" em "Num Mundo de Paz".

    Ou "Vamos sorrir pra não cair em cilada, quem não ri de nada, não sabe o que tem / O que fazer? Tudo é possível como um dia de sol, é jogar o anzol e esperar pra ver o que vem", em "Iluminado", faixa em que canta com os filhos e netos e encerra o álbum.

    Ao longo das 12 canções, o cantor alagoano de 73 anos também versa sobre o amor, tema belamente abordado em sua longa carreira, e sobre a natureza em "Beleza Destruída", primeira gravação com Milton Nascimento.

    "A gente estava vivendo um período de obscurantismo muito grande, e eu queria o oposto, queria vir com luz, queria vir com uma mensagem de otimismo, queria que as pessoas acreditassem no futuro, só ele pode salvar", diz Djavan ao g1.

    O 25º álbum da carreira foi gravado de maneira até que rápida para os padrões de Djavan, que normalmente fica em estúdio de 2 a 3 anos. Muito por conta "pela gana mesmo de estar naquela pandemia parado".

    O processo começou em junho do ano passado e terminou em abril, após uma temporada em São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas, onde compôs a maior parte das músicas.

    Djavan escreveu músicas de 'D', 25º álbum, no litoral de Alagoas em 2021 — Foto: Divulgação/Gabriela Schmidt

    Djavan escreveu músicas de 'D', 25º álbum, no litoral de Alagoas em 2021 —

    Foto: Divulgação/Gabriela Schmidt


    "Fui com a esperança de voltar para o Rio com três letras para dar o start, mas fiz oito, fiquei felizão".

    Passado o tempo de calmaria, Djavan voltou com tudo. Ele encerrou a turnê do álbum "Vesúvio", em junho, quando anunciou o novo álbum e já tem mês para estrear a próxima turnê: em março e em Maceió, cidade natal.