Biden anuncia apoio dos EUA a quebra de patentes de vacinas contra Covid-19

Biden anuncia apoio dos EUA a quebra de patentes de vacinas contra Covid-19

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden anunciou apoio para a proposta de quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (5). A medida visa facilitar a transferência de tecnologia e possibilitar a produção de imunizantes em países em desenvolvimento.

A ideia de quebra de patentes é de países como Índia e África do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC). A decisão de apoio dos EUA à política foi divulgada pela embaixadora americana para a OMC, Katherine Tai. No passado recente, ainda durante a gestão do chanceler Ernesto Araújo, o Brasil se manifestou contrário à medida.

"Essa é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias. O governo acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas em trabalho para acabar com essa pandemia apoia a suspensão dessas proteções para as vacinas contra Covid-19", diz o comunicado veiculado pela representante em suas redes sociais.

"Essas negociações levarão tempo considerando a natureza da instituição de busca por consenso e a complexidade das questões envolvidas", afirmou Tai, que disse que os EUA vai participar das tratativas na OMC para que isso aconteça.

These extraordinary times and circumstances of call for extraordinary measures.

The US supports the waiver of IP protections on COVID-19 vaccines to help end the pandemic and we'll actively participate in @WTO negotiations to make that happen. pic.twitter.com/96ERlboZS8

emdash; Ambassador Katherine Tai (@AmbassadorTai) May 5, 2021