Camaçari: Promotor, esposa e empresária são denunciados por corrupção

Camaçari: Promotor, esposa e empresária são denunciados por corrupção
Um promotor, a companheira dele e uma empresária foram denunciados por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. Os investigados são o promotor Everardo José Yunes Pinheiro, a esposa dele, a advogada Fernanda Manhete Marques, além da empresária Adriana Almeida da Anunciação da Cunha.

Eles são alvo da Operação Kauterion, deflagrada em setembro do ano passado pela Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Conforme a denúncia, Pinheiro e a esposa teriam solicitado, em duas oportunidades, pagamento de vantagem indevida à empresária em troca de manifestações favoráveis a Anunciação em investigações e processos contra a empresária que tramitavam na comarca de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Ainda segundo a acusação, foi demonstrado que, com o aval do promotor de Justiça, a advogada fazia tratativas prévias e captava vantagens indevidas. Para isso, teria usado contrato dissimulado de serviços advocatícios, com a promessa de resolução rápida das demandas e isenção de responsabilidades da empresária, que seriam garantidas pela atuação do promotor de Justiça. A investigação segue em curso.

Na denúncia, o MP pediu a perda da função do promotor, além do compartilhamento de todas as provas à Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).