RETROSPECTIVA 2021 - Batidão tropical segue na pisada do forró e na pegada pop latina da música sertaneja

RETROSPECTIVA 2021 - Batidão tropical segue na pisada do forró e na pegada pop latina da música sertaneja
? RETROSPECTIVA 2021 – Marcado pela reabertura lenta, gradual e segura dos palcos, o ano se encerra hoje sem alterar substancialmente o pop produzido e consumido em escala industrial no Brasil. O batidão tropical seguiu na pisada do forró e na pegada pop latina da música sertaneja.

Herança de 2020, a pisadinha continuou ditando o ritmo de boa parte da música do país, projetando ídolos populares – como o jovem João Gomes (à direita na foto) e Zé Vaqueiro – e fazendo com que artistas de outros nichos, como Duda Beat, flertassem com o gênero.

Se Anitta surfou na onda da repercussão do single Girl from Rio, cuja capa gerou memes em todas as redes, Pabllo Vittar (à esquerda na foto) evocou a tradição das bandas de calypso e tecnobrega no álbum Batidão tropical.

Em ano dominado por mulheres, a estrela de Gloria Groove subiu com a música A queda (Gloria Groove, Pablo Bispo e Ruxell), Juliette apostou na doçura ao se lançar como cantora com EP, Marina Sena se sagrou revelação do ano com álbum superestimado – impulsionado graças à força viral do TikTok – e Manu Gavassi buscou maior densidade com o disco visual Gracinha. Já Luisa Sonza colecionou números superlativos com o álbum Doce 22.

Ninguém destronou a rainha da sofrência. Contudo, em 5 de novembro, a morte inesperada e precoce de Marília Mendonça (1995 – 2021), aos 26 anos, abalou os corações sofredores que, em outubro, tinham se deixado seduzir pelo cancioneiro do disco Patroas 35%, gravado por Marília com a dupla Maiara & Maraisa. Marília Mendonça saiu de cena no topo das playlists.

Na ala masculina, Jão lançou angústias e dores ao mar a reboque do álbum Pirata e Luan Santana buscou se reposicionar no mercado via Sony Music com quatro singles que o distanciaram do universo sertanejo – território dominado entre os homens pela dupla Israel & Rodolffo, intérprete da música mais tocada no ano, Batom de cereja (Élcio Di Carvalho, Léo Soares, Lucas Papada e Kito).

Até segunda ordem, o batidão pop tropical entra em 2022 na mesma pisada de 2021...