Chinaina acelera o passo do frevo ao fazer 'Carnaval da vingança' em EP com músicas inéditas e regravações

Chinaina acelera o passo do frevo ao fazer 'Carnaval da vingança' em EP com músicas inéditas e regravações
Parceria do artista com Cannibal, 'Virando papangu' é uma das novidades do disco anunciado com a reciclagem de 'Hardcore brasileiro'. ? À primeira audição, ouvinte mais desatento poderá supor que é Alceu Valença quem canta Hardcore brasileiro, frevo de pressão roqueira rebobinado no homônimo single posto em rotação nesta quinta-feira, 2 de dezembro, em edição do selo Pedra Onze, com capa criada por Neilton Carvalho.

Na verdade, o intérprete é o pernambucano Flávio Augusto Câmara, cantor e compositor conhecido pelo nome artístico de China desde que entrou em cena há 25 anos como vocalista do grupo Sheik Tosado (1996 – 2001).

China – que recentemente passou a adotar o nome artístico de Chinaina – lança em 2022 um EP intitulado Carnaval da vingança. Como o título já explicita, o disco tem clima carnavalesco e combina músicas inéditas de autoria de Chinaina – como Carnaval infinito (Chinaina e Michelle Abu) e Virando papangu (Chinaina e Cannibal) – e regravações.

A primeira amostra do EP Carnaval da vingança é justamente Hardcore brasileiro, composição de China – em parceria com Bruno Ximarú e Hugo Carranca – apresentada pelo Sheik Tosado no primeiro e único álbum do grupo, Som de caráter urbano e de salão, lançado em 1999.

A regravação foi feita com pequena orquestra de frevo, regida pelo maestro Nilsinho Amarante, autor do arranjo e diretor musical do EP. Na abordagem de Hardcore brasileiro por Chinaina, o frevo teve o passo acelerado dos habituais 150 BPM para 180 BPM.

Capa do single 'Hardcore brasileiro', de Chinaina

Arte de Neilton Carvalho

Nascido em Olinda (PE), o artista pediu ao maestro que o frevo Hardcore brasileiro tivesse a velocidade do Carnaval de rua, como se uma roda de pogo fosse aberta numa ladeira dessa cidade famosa pela folia fervilhante.

Nilsinho Amarante toca trombone na faixa, encorpando banda formada por Alex Santana (tuba), Fabinho Costa (trompete), Gilberto Pontes (sax tenor e alto), Tostão Queiroga (surdo, caixa, pandeiro e pratos).

Gravado por Chinaina entre janeiro e julho deste ano de 2021, no estúdio Pedra Onze, na cidade de São Paulo (SP), o EP Carnaval da vingança foi mixado e masterizado por Buguinha Dub no estúdio Novo Mundo, em Pernambuco, terra do frevo e da folia punk de Chinaina.

Chinaina lança o EP 'Carnaval da vingança' no início de 2022

Pamella Gachido / Divulgação