Seleção brasileira de Judô é afastada de competição em prevenção a Covid-19

Seleção brasileira de Judô é afastada de competição em prevenção a Covid-19

O Brasil está praticamente suspenso de participar do Grand Slam de judô em Antalya, na Turquia. Dos 19 atletas inscritos na competição, que ajudaria os judocas a somar pontos para o ranking classificatório para as Olimpíadas de Tóquio, 15 estão suspensos por prevenção contra a Covid-19. O afastamento dos atletas é uma prevenção após a seleção brasileira apresentar um caso da doença nas vésperas do campeonato.

Eduardo Yudi, da categoria de 81kg, testou positivo em exames realizados já nos preparativos para o Grand Slam, que será iniciado nesta quinta-feira (1). De acordo com os protocolos locais de prevenção a disseminação do vírus, tanto o judoca, quanto todos os outros atletas que tiveram contato com ele, estão suspensos de competir. A decisão será mantida mesmo com os demais integrantes da seleção testando negativo para a doença já em solo turco. Todos estão isolados e recebendo acompanhamento de Rafael Sugino, médico da equipe.

"É um momento, realmente, de muito cuidado e precaução e que exige um esforço conjunto de toda a comunidade do judô para minimizar os riscos de contaminação e para que as competições aconteçam em ambiente seguro para todos os participantes. Nossos atletas estão frustrados, mas entendem que a saúde e a segurança de todos é prioridade", declarou Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô.

O fato do Brasil ficar de fora do campeonato em Antalya dificulta as chances de vagas para os Jogos de Tóquio em julho. A competição poderia dar 1000 pontos aos judocas no ranking mundial, que é decisivo na classificação olímpica.

Apenas quatro atletas, que não estavam com a delegação porque competiram na Geórgia nos últimos dias, estão autorizados a participar do Grand Slam. São eles Eric Takabatake (60kg), Willian Lima (66kg), Daniel Cargnin (66kg) e David Moura (acima de 100kg).

Rafael Silva, Beatriz Souza, Maria Suelen Altheman e Maria Portela conquistaram medalhas na última semana, mas se juntaram à seleção e fazem parte da lista de atletas afastados. Gabriela Chibana, Larissa Pimenta, Katelyn Nascimento, Jessica Pereira, Alexia Castilhos, Ketleyn Quadros, Ellen Santana, Eduardo Yudi, Rafael Macedo, Leo Gonçalves e Rafael Buzacarini são o restante dos judocas suspensos do Grand Slam.