Mundial de Surfe retoma na Austrália com Medina e Ítalo perseguindo o líder Florence

Mundial de Surfe retoma na Austrália com Medina e Ítalo perseguindo o líder Florence

O Mundial de Surfe será retomado na tarde desta quarta-feira (31), a partir das 16h30 no horário de Brasília, com a etapa de Newcastle, na Austrália. O campeonato recomeça com os brasileiros bicampeão mundial Gabriel Medina, na segunda colocação, e Ítalo Ferreira, com uma conquista em terceiro, perseguindo o americano John John Florence, que é o líder da disputa.

Também com dois títulos mundiais no currículo, Florence assumiu a liderança ao vencer Medina na 1ª etapa do Mundial de 2021 realizada em Pipeline, no Havaí. Neste momento, o americano soma 10.000 pontos, seguido por Medina com 7.800, enquanto Ítalo tem 6.085.

Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb é a única brasileira no top 3. Ela divide a terceira colocação com a australiana Sally Fitzgibbons, ambas com 6.085 pontos. A primeira colocação é de Tyler Wright, também da Austrália, com 10.000, seguida pela havaiana Carissa Moore que tem 7.800.

Gabriel Medina entrará no mar na quinta bateria da primeira rodada enfrentando o americano Crosby Colapinto, que foi convidado para a disputa, e o sul-africano Matthew McGillivray. Já Ítalo encara os australianos Jack Robinson e Jackson Butler. Outros nove brasileiros também deverão pegar ondas nesta quarta. Campeão mundial de 2015, Adriano de Souza, o Mineirinho, que tem pela frente o compatriota Caio Ibelli e o havaiano Seth Moniz. Será seu último ano no circuito. Filipe Toledo e Jadson Andre estarão na mesma bateria que é completada por Morgan Cibilic (AUS). Enquanto Yago Dora tem a missão de parar John John Florence junto com Mike Wright (AUS). Peterson Crisanto (BRA) e Alex Ribeiro (BRA) enfrentam Owen Wright (AUS). E Miguel Pupo está na disputa com Jack Freestone (AUS) e Michel Bourez (FRA). Mas o dia será aberto com Deivid Silva na bateria contra o japonês Kanoa Igarashi e o americano Conner Coffin. No feminino, Tatiana Weston-Webb fechará as disputas do primeiro round contra a havaiana Malia Manuel e a australiana Isabella Nichols.

Por determinação da Liga Mundial (WSL), todos os participantes da etapa australiana pegaram um voo fretado e cumpriram quarentena de 14 dias num hotel em Sidney. No total, serão quatro provas disputadas em dois meses no país. Com os cancelamentos das etapas de Gold Coast e Bells Beach, a organização incluiu a própria Newcastle e depois North Barrabeen. O trio é completado por Margaret River. Devido a pandemia do novo coronavírus, as pernas australianas vão definir os cinco homens e as cinco mulheres que se classificam para a inédita WSL Finals marcada para setembro. O torneio decidirá o título mundial em Trestles, na Califórnia, nos Estados Unidos.