Operação do MP-BA cumpre mandados de prisão em Lauro de Freitas e Ribeira do Pombal

Os agentes apuram indícios da prática de crime de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude processual e uso de domucento falso

Operação do MP-BA cumpre mandados de prisão em Lauro de Freitas e Ribeira do Pombal

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou a segunda etapa da "Operação Inventário", na manhã dessa quinta-feira (16). A investigação se refere a fraudes em processos judiciais em trâmite no Poder Judiciário baiano, supostamente praticadas por organização criminosa formada por advogados, serventuários e particulares responsáveis por falsificação de documentos.

Três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e Ribeira do Pombal, deferidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (VORCRIM). Também foram deferidos o afastamento de duas pessoas de suas funções públicas perante a Justiça baiana.

O GAECO apurou indícios da prática de crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude processual e uso de documento falso e conta com o apoio operacional da Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e da Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional na Bahia.

A operação, que foi deflagrada em setembro de 2020, investiga fraudes identificadas no bojo de processos judiciais em trâmite na extinta 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes da Comarca de Salvador.