'Duas caras' estreia no Globoplay; relembre história de vingança e polêmica com pole dance

'Duas caras' estreia no Globoplay; relembre história de vingança e polêmica com pole dance

Globo/Marcio de Souza

A novela "Duas caras" estreia nesta segunda-feira (30) no Globoplay. Exibida em 2007, a trama de Aguinaldo Silva conta um história de vingança com Marjorie Estiano e Dalton Vigh.

Para entrar no clima, o G1 relembra alguns dos principais momentos, além de curiosidades, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).

a jovem Maria Paula (Marjorie Estiano) contra Marconi Ferraço/Adalberto Rangel (Dalton Vigh), um homem misterioso que, após casar-se com ela por interesse, desaparece levando toda a sua fortuna.

Tarcísio Meira na novela 'Duas Caras'

Globo/Renato Rocha Miranda

Quando era pequeno, Juvenaldo (André Luiz Frambach/ Dalton Vigh) mora com a família em uma região pobre de Pernambuco e é vendido pelo pai ao forasteiro Hermógenes (Tarcísio Meira). Ele ganha o nome de Adalberto e aprende trapaças com o viajante.

Adalberto presencia o acidente fatal de Waldemar (Fulvio Stefanini) e Gabriela (Bia Seidl). Ao vasculhar o carro, encontra pacotes de dólares, documentos e uma foto de Maria Paula, a filha única do casal, herdeira de uma grande fortuna. Disposto a aplicar o golpe, vai com os policiais para Passaredo.

Duas Caras: Adalberto rouba Maria Paula

Em pouco tempo, os dois se casam em comunhão de bens. Mas Adalberto vai embora roubando tudo da esposa, deixando a jovem grávida. Para mudar de vida, faz várias cirurgias plásticas e assume nova identidade: a do empresário Marconi Ferraço.

Em uma reportagem de TV, Maria Paula reconhece Marconi e se muda para o Rio de Janeiro com o filho em busca de vingança.

Polêmica do pole dance

FLavia Alessandra na novela 'Duas Caras'

Globo/Leo Lemos

A personagem Alzira (Flávia Alessandra) começou a novela se fingindo de enfermeira, mas na verdade tinha um segredo: saía à noite para dançar na uisqueria de Jojô (Wilson dos Santos), onde se apresentava como “A Outra”, com o rosto escondido.

A apresentação de Alzira dançando no pole dance era o grande sucesso da casa noturna. Ela queria juntar dinheiro para que o marido, Dorgival (Ângelo Antônio), pudesse fazer uma cirurgia no coração.

Duas Caras: Pole Dance

A dança foi alvo de polêmica. Considerada apelativa, foi uma das responsáveis pela reclassificação indicativa da novela, que passou a ser proibida para menores de 14 anos. Ela de cena por uns tempos, voltando depois na trama, de forma mais discreta.

Curiosidades e bastidores

Duas Caras foi a primeira novela da TV Globo totalmente gravada e transmitida em alta definição.

Aguinaldo Silva enfrentou várias polêmicas durante a novela. Em uma delas, o então prefeito do Rio, Cesar Maia, reclamou que a trama privilegiava a abordagem negativa do Rio. Um dos alvos das reclamações foi o capítulo em que Lucimar (Cristina Galvão) pede ao deputado Narciso (Marcos Winter) uma vaga para o filho em uma escola que não aprovasse todo mundo.

A novela marcou a estreia de Marjorie Estiano como protagonista de uma novela da TV Globo, após a boa repercussão de suas atuações como Natasha, do seriado Malhação, que interpretou em 2004 e 2005; e a jovem Marina, de Páginas da Vida (2006).

Vera Fischer, Totia Meireles, Vanessa Giácomo, Eriberto Leão e as crianças Ana Karolina Lannes e Matheus Costa fizeram apenas participações no início da trama. Vanessa estava grávida de seu primeiro filho e chegou a gravar algumas cenas como gestante.

O título da novela foi usado para denominar uma investigação policial, batizada de Operação Duas Caras, realizada pela 59ª DP (Caxias) para prender policiais militares do 15º BPM (Caxias), suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

"Duas Caras" estreou na emissora portuguesa SIC em 5 de novembro de 2007, ficando entre os dez programas mais vistos do país.

Antonio Fagundes como Juvenal Antena, em Duas Caras

Rede Globo

Wilker interpretou Fernando Macieira na novela 'Duas Caras'

Taissa Stivanin / TV Globo

Paulo Goulart como Heriberto e Susana Vieira como Branca, personagens da novela 'Duas Caras', de 2007

Leo Lemos/TV Globo

Chica Xavier grava com Flávia Alessandra cena da novela “Duas Caras”

João Miguel Junior?/TV Globo