Após pedido contra Moraes, Barroso recomenda música de Chico Buarque

Após pedido contra Moraes, Barroso recomenda música de Chico Buarque

Após pedido de impeachment, protocolado no Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso postou nas redes sociais uma mensagem de reflexão e recomendou aos seguidores a música "Vai passar", de Chico Buarque.

"Dicas da semana: Um texto: Plano Cohen, CPDOC; Um pensamento: 'O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos e dos sem ética, mas o silêncio dos bons". M. Luther King; Uma música: Vai passar, Chico Buarque", escreveu ele, na mensagem.

O Plano Cohen —citado por Barroso nas redes sociais— é um documento que foi divulgado pelo governo brasileiro, no ano de 1937. O suposto documento informava que os comunistas iriam causar tumultos entre operários e estudantes, causariam incêndios em casas e prédios públicos, manifestações populares a fim de saquear e depredar patrimônios, eliminariam autoridades civis e militares que se opusessem aos atos e por fim, exigiriam a liberdade de presos políticos.

Em 1945, o general Goés Monteiro admitiu ter forjado o documento e criado o Plano Cohen com o objetivo de justificar o golpe de Getúlio Vargas e sua permanência no poder.

Já em relação à música "Vai passar", do cantor e compositor Chico Buarque, que chegou a ficar 14 meses exilado na Itália durante o período da ditadura militar, trecho da letra diz: "Num tempo | Página infeliz da nossa história | Passagem desbotada na memória | Das nossas novas gerações | Dormia | A nossa pátria mãe tão distraída | Sem perceber que era subtraída | Em tenebrosas transações"

Barroso utiliza as redes sociais para dar dicas culturais, todas as sextas-feiras, aos seus mais de 270 mil seguidores no Twitter, mas, recentemente, tem usado isso também para mandar indiretas ao presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro ataca Moraes e Barroso

Um dia após a prisão de Roberto Jefferson, seu aliado político, o presidente Jair Bolsonaro reagiu ameaçando levar ao Senado um pedido de abertura de processo contra os dois ministros: Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Jefferson, e de Barroso, ministro do STF e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), alvo de ataques constantes do chefe do Executivo.


Veja no Twitter do Excelentíssimo Ministro Barroso