Instagram anuncia centro de informações sobre Covid-19 e vacinas

Página que reúne publicações e recomendações de autoridades de saúde já existia no Facebook há um ano. Instagram irá adicionar notificações na tela...

Instagram anuncia centro de informações sobre Covid-19 e vacinas
Página que reúne publicações e recomendações de autoridades de saúde já existia no Facebook há um ano. Instagram irá adicionar notificações na tela inicial para levar as pessoas à nova central de informações.

Divulgação/Instagram

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (15) que irá disponibilizar no mundo todo uma central de informações sobre Covid-19 e vacinas em seu aplicativo.

O espaço vai reunir publicações de autoridades de saúde, dados sobre quem pode se vacinar, informações sobre as medidas de prevenção e conteúdos que refutam mitos comuns sobre as vacinas, segundo um comunicado.

A partir desta segunda (15), a tela inicial do aplicativo vai mostrar uma notificação que direciona as pessoas para a novidade.

Uma central de informações similar funciona há um ano no Facebook, que é dono do Instagram.

Nas próximas semanas, a rede social vai mostrar uma nova figurinha do Stories que diz "vamos tomar a vacina". Ao tocar nela, os usuários serão direcionados à nova central de informações.

Figurinha para stories do Instagram será liberada 'nas próximas semanas'.

Divulgação/Instagram

O Instagram afirmou em comunicado que publicações que violarem as políticas sobre a Covid-19 serão removidas – o que inclui conteúdo que interfere a administração da vacina, que tentem desincentivar as pessoas de se vacinarem, que minimizem a gravidade da doença, entre outros.

Saiba mais: Facebook e Instagram ampliam quais alegações falsas sobre vacinas contra a Covid-19 serão removidas das plataformas

Qualquer post sobre a pandemia recebe uma etiqueta com informações gerais sobre vacinas e a Covid-19. A companhia afirma que está "aprimorando os rótulos para que eles ofereçam mais contexto diretamente na publicação."

Nos EUA, no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Índia e no Chile o recurso permite que os usuários acessem informações com base na localização.

Novidades no Facebook

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, publicou nesta segunda (15) em seu perfil da rede social que está "lançando uma campanha global para ajudar 50 milhões de pessoas a ficar mais perto de tomar as vacinas do Covid-19".

O Facebook terá uma ferramenta que mostra quando e onde as pessoas poderão ser vacinadas, mas esse recurso só está disponível em algumas regiões nos EUA.

Segundo a companhia, há planos para expandir o recurso para outros países "conforme as vacinas forem disponibilizadas de forma mais ampla", mas não dá datas específicas.

Ferramenta do Facebook mostra pontos de vacinação. Por enquanto, recurso só está disponível nos EUA.

Divulgação/Facebook

VÍDEOS: Veja novidades sobre vacinas contra a Covid-19

o