José Ramos Tinhorão, pesquisador e crítico musical, morre aos 93 anos

José Ramos Tinhorão, pesquisador e crítico musical, morre aos 93 anos

Paulo Pinto/Estadão Conteúdo/Arquivo

O pesquisador musical José Ramos Tinhorão morreu aos 93 anos nesta terça-feira (3). A informação foi confirmada pela Editora 34, responsável pela publicação da maioria dos livros do historiador. A causa da morte não foi divulgada.

Repórter e crítico de música sagaz, suas matérias e pesquisas ajudam a entender e conceituar o que foi produzido nas últimas décadas. Ele é considerado um dos maiores historiadores da música brasileira.

Exigente e polêmico, Tinhorão teve atritos com a turma da Bossa Nova e do Tropicalismo ao menosprezar os movimentos com o argumento de que aquilo não era realmente brasileiro, segundo ele.

“A Bossa Nova tem ritmo de goteira e é puro jazz pasteurizado”, afirmou o pesquisador em um debate que o G1 participou na Flip de 2015.

Ele também se referiu a Tom Jobim como “um coitado” e disse que a música popular brasileira sempre fracassou no exterior.

O jornalista crítico musical José Ramos Tinhorão, autor do livro "A Música Popular do Romance", durante entrevista, em São Paulo, em setembro de 2000

Mônica Zarattini/Estadão Conteúdo/Arquivo

Natural de Santos (SP), José Ramos foi morar no Rio ainda criança e se formou em Direito e Jornalismo. Ele começou a atuar em veículos de comunicação no começo dos anos 50.

Tinhorão era um apelido entre os colegas de redação no Diário Carioca e passou a ser usado quando o chefe de redação, Pompeu de Souza, acrescentou na assinatura da sua primeira matéria publicada.

A imersão no universo da música popular brasileira começou em 1960, quando foi convidado para escrever sobre samba em uma série do Caderno B, suplemento do Jornal do Brasil.

Fez entrevistas com Ismael Silva, Donga, Pixinguinha entre outros nomes relevantes da cena musical, mas que ainda não tinham a história registrada.

Alguns desses textos estão em “Música popular: um tema em debate”, um dos livros de maior sucesso do pesquisador.

Ele escreveu mais de 25 livros sobre música brasileira, como "História Social da Música Popular Brasileira", "As Origens da Canção Urbana" e "A Música Popular no Romance Brasileiro".

Ao longo dos mais de quatro décadas de carreira, passou por veículos como Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e Veja.

O acervo com mais de 10 mil discos de vinil, fotos, filmes, jornais, revistas e diversos outros itens que mostram a evolução da música e da cultura urbana brasileira foi vendido ao Instituto Moreira Salles em 2001.