UBC apoia estudo da ESPM e Music Rio Academy sobre mercado

Em busca de compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos artistas na construção de suas carreiras e os mecanismos de atuação do mercado de shows ao vivo no Brasil, a universidade ESPM e o Music Rio Academy lançam a quarta edição da Pesquisa sobre Empresariamento Artístico e Mercado de Shows ao Vivo.

UBC apoia estudo da ESPM e Music Rio Academy sobre mercado

Em busca de compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos artistas na construção de suas carreiras e os mecanismos de atuação do mercado de shows ao vivo no Brasil, a universidade ESPM e o Music Rio Academy lançam a quarta edição da Pesquisa sobre Empresariamento Artístico e Mercado de Shows ao Vivo. Coordenado por Anita Carvalho e com apoio da União Brasileira de Compositores (UBC), o estudo disponibiliza formulário para participação até 20 de maio, com os resultados programados para divulgação no primeiro semestre do ano. Clique para participar.

Com supervisão dos professores João Luiz Figueiredo, Diogo Robaina e Veranise Dubeaux, a pesquisa é publicada bianualmente desde 2017 e tem como propósito mapear a atividade de empresariamento artístico e os padrões do mercado de shows ao vivo. O objetivo é fornecer insights para novos profissionais, sejam artistas ou empresários, no desenvolvimento de suas carreiras. Para esta edição, o projeto ampliou a investigação sobre as fontes de receita, considerando que a dificuldade de investimento financeiro foi apontada por 36,6% dos artistas como o principal obstáculo enfrentado.

A parceria estabelecida com a UBC visa expandir a amostra e reduzir a margem de erro da pesquisa, alcançando um panorama mais abrangente da realidade do mercado. Vanessa Schutt, coordenadora de Novos Negócios da UBC, destaca a importância de transformar dados em oportunidades e acompanhar de perto as mudanças do mercado:

"A pesquisa de Empresariamento Artístico e Mapeamento de Shows ao Vivo é muito importante e vem levantando dados super relevantes sobre o mercado. Precisamos acompanhar de perto todas as mudanças que a gente vem passando e a partir de pesquisas bacanas como essa, identificar oportunidades e interesses."

Anita Carvalho, coordenadora da pesquisa desde 2017, completa: "Fico muito feliz de chegar a quarta edição desse levantamento de mercado. São quase 10 anos de pesquisa na área e é gratificante ver novos entrantes usando essas informações para pavimentar seus caminhos. A cada edição temos dobrado o número de participantes obtendo um retrato cada vez mais fiel da realidade".

O formulário de participação estará disponível até 20 de maio, com a divulgação dos resultados prevista para o primeiro semestre do ano. Além da etapa quantitativa, a pesquisa incluirá entrevistas qualitativas com profissionais do mercado. Clique e participe.