Dezembro Vermelho: Feira de Santana contabiliza aumento de casos de HIV

O município de Feira de Santana registrou um aumento de 51,5% no número de casos de HIV entre janeiro e novembro deste ano, em comparação a 2022.

Dezembro Vermelho: Feira de Santana contabiliza aumento de casos de HIV
O município de Feira de Santana registrou um aumento de 51,5% no número de casos de HIV entre janeiro e novembro deste ano, em comparação a 2022. De acordo com o site Acorda Cidade, de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano, foram diagnosticados 285 casos de HIV, sendo que no mesmo período de 2022, foram 188.

Durante o mês de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a Aids, além da campanha do Dezembro Vermelho, em combate a todos os tipos de ISTs. A coordenadora do Centro Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis do município, Vanessa Sampaio, atribuiu o aumento do número de casos à maior busca por serviços de saúde.

"A gente observa que houve um aumento de casos, e dentro deste aumento, a gente pode fazer uma análise que foram 97 casos a mais neste ano, mas também observamos que as pessoas procuraram os serviços de saúde. A gente já vem de uma história da pandemia, as coisas começaram a funcionar de uma maneira melhor no ano passado, mas também de fato, as coisas começaram a voltar a acontecer neste ano. Percebemos este aumento significativo na quantidade de testes realizados, e consequentemente, um número maior de casos também", relatou.

Vanessa ressalta a importância de educar a população sobre as ISTs. "A grande importância é chamar a atenção da população em relação à prevenção, a assistência, à proteção dos direitos das pessoas que vivem como vírus do HIV/Aids, então realmente quando a gente fala do Dia Mundial de alusão, é para que a gente movimente o tema, para que a gente fale mais, para que a gente aumente cada vez mais o acesso para que a população entenda que no município, existe um serviço que faz todo este acolhimento de diagnóstico de acompanhamento de prevenção, então o grande objetivo é este", declarou.