Pedro Tavares tenta emplacar Morro do Chapéu como capital do vinho

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei em que designa o título de Capital do Vinho da Chapada Diamantina para a cidade de Morro do Chapéu.

Pedro Tavares tenta emplacar Morro do Chapéu como capital do vinho
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei em que designa o título de Capital do Vinho da Chapada Diamantina para a cidade de Morro do Chapéu. De acordo com o parlamentar, o objetivo é incentivar e desenvolver ações para estimular o enoturismo e a economia local.

Atualmente, o município já conta com cinco vinícolas, dentre elas, três já abertas à visitação. Para Tavares, instituir o Festival do Vinho na cidade seria o necessário para incentivar o turismo.

"Temos observado o potencial turístico de Morro do Chapéu, principalmente voltado ao enoturismo, pelo avanço na produção e visitação às vinícolas, ressaltando que os vinhos produzidos lá já estão sendo reconhecidos e apreciados como uma grande atração do território baiano. Além disso, a cidade vem se desenvolvendo, com melhorias nos serviços, por tudo isso alcançando o escalão de ser reconhecida como a Capital do Vinho da Chapada Diamantina. A ideia é aumentar o enoturismo, dinamizar a economia local e ampliar as oportunidades de renda para a população", justificou.

De acordo com o projeto, o festival do vinho sugerido no projeto deve ser realizado anualmente, no mês de agosto. No documento, Tavares enfatiza as características da cidade, como o clima ameno, o patrimônio histórico e cultural, sendo localizada numa região que tem se tornado cada vez mais atrativa.