O que faz de Ana Castela um fenômeno da música nacional

Graças à mistura talento vocal, carisma e juventude, a sul-matogrossense Ana Castela, que em novembro completará 20 anos, tornou-se o maior fenômeno da música brasileira desde o surgimento de Marília Mendonça, em 2016.

ana castela 2 de agosto

Graças à mistura talento vocal, carisma e juventude, a sul-matogrossense Ana Castela, que em novembro completará 20 anos, tornou-se o maior fenômeno da música brasileira desde o surgimento de Marília Mendonça, em 2016. Com pouco mais de dois anos de carreira, a cantora ostenta números impressionantes nas plataformas: mais de 20 milhões de ouvintes nos aplicativos de áudio (15,5 milhões apenas no Spotify) e quase 2,4 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, onde os vídeos postados somam 750 milhões de views. O mesmo é registrado em suas redes sociais — no Instagram, são quase 10 milhões de seguidores; no TikTok, 20 milhões.

A Rede Globo, percebendo a força popular da cantora, não só a chamou para cantar o tema de abertura da novela das nove, “Terra e Paixão” — a regravação de “Sinônimos”, sucesso de Chitãozinho e Xororó, em versão atualizada com a participação da dupla –, como a convidou para atuar na trama. Foi uma participação rápida, exibida no capítulo de sábado passado (30 de julho), mas o suficiente para deixar claro à emissora que vale a pena continuar investindo na moça para turbinar sua audiência. Ana interpretou a si mesma na trama, mas foi apresentada como parente por parte de mãe de uma das personagens (ou seja, pode voltar em outros capítulos). Na ocasião, cantou seu recente lançamento “Solteiro Forçado”, fato que rapidamente levou à música ao Top 5 do Spotify Brasil.

ana castela 30 agosto

“Solteiro Forçado” tem melodia romântica e letra assinada pela artista, em parceria com Rodolfo Alessi, Mateus Félix, Rapha Soares, Benício Neto, Vinicius Poeta e Léo Souza. A produção musical é de Eduardo Godoy. A faixa é o primeiro lançamento do novo audiovisual de Ana, "Boiadeira Internacional", gravado em maio na tríplice fronteira, na divisa entre Argentina, Brasil e Paraguai, durante a FESPOP, festival realizado nas cidade Santa Terezinha de Itaipu/PR, que recebeu mais de 60 mil pessoas.

A canção também está disponível em vídeo no YouTube oficial da cantora, trazendo imagens de um dos momentos mais marcantes da gravação, onde Ana canta acompanhada apenas de piano. Postado há pouco mais de duas semanas, o vídeo já foi visto 34 milhões de vezes. Nas próximas semanas, a nova estrela subirá nas plataformas outros conteúdos do DVD, que contou com vários convidados — Simone Mendes, Matheus e Kauan, Gustavo Mioto, Alok e Hungria e Luan Pereira. Obviamente, a força popular de Ana Castela se estende à agenda de shows. São cerca de 20 em média por mês, em todo país, a maioria em eventos rurais para plateias superiores a 20 mil pessoas. Nesta semana, por exemplo, ela estará em Taquaritinga/SP (quinta-feira), Itapira/SP (sexta), Belo Horizonte/MG (sábado) e Santo Antônio de Pádua/RJ (domingo).

Assista ao vídeo de “Solteiro Forçado”, novo hit de Ana Castela: