Casa de shows Portela encerra as atividades após 13 anos de história em Salvador

Casa de shows Portela encerra as atividades após 13 anos de história em Salvador

Mensagens em tom de despedida nas redes sociais indicaram o encerramento das atividades da casa de shows Portela, localizada no Rio Vermelho, um dos poucos espaços voltados para a música alternativa na capital baiana.

A venda do local, que até 2019 era conhecido como Portela Café, foi confirmada ao Bahia Notícias pelo dono do empreendimento, Antônio Portela.

Após 13 anos de história, a casa de shows, que abriu as portas para artistas locais e festas como RockNBeats, teve seu fim decretado devido à pandemia do coronavírus.

Ao BN, o proprietário do Portela falou sobre a situação do local, que estava fechado desde 2020, por conta das restrições.

"Desde março do ano passado que a gente tá parado, aí a gente colocou o espaço para vender, ou alugar também. Durante a pandemia fomos assaltados seis vezes, levaram fiação, pia, quase tudo que tinha dentro".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portela Café (@portelacafessa)

Antonio chegou a se emocionar ao falar sobre o empreendimento. "Eu estou quase chorando falando isso, era um espaço voltado para os jovens, para a música alternativa de Salvador. O Portela não me dava muito lucro, mas me fazia feliz, fiquei muito triste com essa situação", contou.

O DJ Jamil Godinho, que fez sua estreia nas pickups no Portela, com a festa RocknBeats, e após cinco anos tocando no espaço, o artista se tornou DJ residente, lamentou o encerramento das atividades no local.

"O Portela Café foi onde tive a oportunidade de começar minha carreira de DJ, e acho que não poderia ser diferente. O espaço foi palco para tanta gente do cenário da música de Salvador ter uma oportunidade de iniciar suas carreiras", disse.

(Foto: Reprodução / Lucas Leawry)

O fechamento do Portela Café e de outros espaços voltados para o público alternativo, preocupa o DJ que também é produtor cultural.

"Não só como público fiel desses lugares por anos, mas também como produtor cultural e DJ, estou me vendo aos poucos sem alternativa quando tudo isso acabar de lugares para voltar a produzir. A cena alternativa de Salvador já era limitada antes da pandemia e agora está ficando inexistente. É muito triste".