Rastapé sobe a bela e romântica "Desencantou"

Foto de Marcos Hermes Não é de hoje que o Rastapé está entre os principais nomes do chamado forró universitário.

Rastapé sobe a bela e romântica
Foto de Marcos Hermes

Não é de hoje que o Rastapé está entre os principais nomes do chamado forró universitário. Criado em 1999 pelo acordeonista Jorge Lunguinho (Seu Jorge), o grupo nasceu na Paraíba mas logo se fixou em São Paulo, cidade a partir da qual ampliou horizontes e conquistou o público de todas as regiões do país.

Hoje, a banda é composta por Seu Jorge (sanfona), Jorge Filho (vocal), Tico (guitarra e violão), pai e filhos, além de músicos de apoio. Se no começo o Rastapé restringia sua agenda aos meses de festas juninas, hoje ele trabalha em nível nacional durante todo ano, seja em eventos temáticos, festas de prefeituras e eventos corporativos. Da mesma forma, está presente na programação das rádios e playlists variadas (só no Spotify acumula mais de um milhão de ouvintes mensais).

São vários os sucessos emplacados em oito álbuns — que venderam mais de dois milhões de discos físicos –, um DVD, cinco EPS e dezenas de singles, com destaque para "Colo de Menina" — com cerca de 100 milhões de plays combinados, áudio e vídeo –, "Namoro", “Xote Suingado”, "Beijo Roubado" e "Um Anjo do Céu".

Nesta sexta-feira, 5, a banda disponibiliza nas plataformas, via Ditto Music, o single “Desencantou”, canção de amor escrita sob o olhar da desilusão, de alguém que está sentindo que um relacionamento bonito está se desgastando e pode acabar a qualquer momento — mesmo assim quer tentar até onde for possível. “A faixa é uma sofrência traduzida num xote e traz em sua narrativa uma doçura e, assim como quase todas as canções do compositor Filipe Toca, não se entrega ao pessimismo e traz uma ponta de esperança no verso, deixando ‘o tempo consertar sem pressa'”, explica o vocalista Jorge Filho.

Segundo ele, “Desencantou” entrou no setlist dos shows neste mês de julho — 15 ao todo, em cidade como Presidente Prudente/SP (dia 11), Três Lagoas/MS (12), Itabira/MG (19), Gama/DF (21) e São Paulo (27, no Centro de Tradições Nordestinas). Vale lembrar que na tour de 25 anos do Rastapé, a banda apresenta seus grandes e recentes sucessos, relê clássicos da música nordestina e apresenta versões em forró para sucessos de artistas de gêneros variados, como Alceu Valença, Jota Quest e Lulu Santos.

Ouça “Desencantou”, novo single da banda Rastapé: