Mundo de Maysa cai na pista com EP em que produtor Vizcaya convida para ouvir remixes de gravações da artista

Mundo de Maysa cai na pista com EP em que produtor Vizcaya convida para ouvir remixes de gravações da artista

O título do EP Convite para remixar Maysa alude ao nome da série de quatro discos intitulados Convite para ouvir Maysa e lançados entre 1956 e 1959 por essa desbravadora cantora e compositora de origem carioca, primeira mulher a surgir no mercado fonográfico com álbum repertório autoral quando integrava a tradicional sociedade paulistana.

São dessa fase inicial da artista as seis músicas selecionadas por Vizcaya para o EP Convite para remixar Maysa, cujo lançamento está programado para domingo, 6 de junho de 2021, data do 85º aniversário dessa grande cantora que saiu de cena há 44 anos em fatal acidente de carro na ponte Rio-Niterói.

As gravações de Resposta (Maysa, 1956), Tarde triste (Maysa, 1956), Ouça (Maysa, 1957), Meu mundo caiu (Maysa, 1958), Franqueza (Denis Brean e Oswaldo Guilherme, 1858) e Bom dia, tristeza (Adoniran Barbosa e Vinicius de Moraes, 1957 – música gravada por Maysa em 1958) foram trazidas por Vizcaya para a pista com beats de tropical house, trip hop e tech-house, mas com a preservação integral das melodias nessa climática ambiência eletrônica.

Capa do EP 'Convite para remixar Maysa'

Divulgação

Vislumbrado em 2018 por Vizcaya com o remix da gravação original de Meu mundo caiu, o EP ganhou forma em 2020, estando pronto desde maio do ano passado, à espera das devidas autorizações para que pudesse ser lançado no mercado.

O processo de criação do EP Convite para remixar Maysa foi artesanal. Como nos anos 1950, as músicas eram gravadas inteiras em mono, ao vivo no estúdio, sem cortes, com cantor e orquestra em um único canal na mesa de gravação, Vizcaya recorreu a softwares de inteligência artificial para filtrar e separar os instrumentos e a voz de Maysa.

Com a palavra, Vizcaya: “as notas e acordes são complicados, mas poli e reduzi os arranjos a algo mais objetivo, embora todos sigam a melodia original. A partitura segue a mesma para o meu remix feito em 2020 e para as gravações originais dos anos 1950. O trabalho maior foi filtrar a voz de Maysa. Tentei com os softwares existentes no mercado, mas todos trabalham com algoritmos e generalizam o processo, aplicando, digamos, um mesmo template de filtro para todos os tipos de músicas. E, no meu caso, eles não serviram 100% para Maysa. Logo, tive que aplicar recursos técnicos de anulação de fase quase que palavra a palavra da voz dela. Foi na mão, na raça e na paciência mesmo”, relata o produtor, que travou o primeiro contato com a música de Maysa na novela Estúpido cupido (TV Globo, 1976 / 1977), cuja trilha sonora incluía a gravação original de Meu mundo caiu, o maior sucesso da cantora.

Vizcaya traz Maysa para a pista com absoluta fidelidade ao mundo dark dessa cantora e compositora que abriu alas para as mulheres na música brasileira em 1956.