Eric Carle, autor e ilustrador de 'Uma lagarta muito comilona', morre aos 91 anos

Eric Carle, autor e ilustrador de 'Uma lagarta muito comilona', morre aos 91 anos

Reprodução/Instagram

Eric Carle, autor e ilustrador do clássico infantil "Uma Lagarta Muito Comilona (The Very Hungry Caterpillar)", morreu aos 91 anos.

Segundo o jornal The Guardian, a família do autor informou que ele morreu de insuficiência renal no domingo (23), em sua casa de veraneio, em Massachusetts, nos Estados Unidos, ao lado de familiares.

Escreveu e ilustrou mais de 75 obras infantis, vendendo mais de 170 milhões de cópias. Através de suas obras, Carle introduziu crianças a diversos temas usando palavras simples e cores brilhantes.

Entre elas, estão livros como "Quer ser meu amigo?", "Dez patinhos de borracha", "Uma aranha muito ocupada", "Da cabeça aos pés", entre tantos outros.

Quando questionado sobre o motivo do sucesso do livro, Carle costumava dizer: "Eu acho que é um livro sobre esperança. Crianças precisam de esperança. Você, pequena lagarta insignificante, pode crescer e se tornar uma linda borboleta e voar pelo mundo com seu talento".

Publicada pela primeira vez em 1969, a obra foi traduzida para 70 idiomas e vendeu mais de 55 milhões de cópias ao redor do mundo.

A editora Penguin Random House, responsável pela publicação das obras de Carle, lamentou a morte do autor.

"É com grande pesar que compartilhamos que Eric Carle, autor e ilustrador de Uma Lagarta Muito Comilona e muitos outros clássicos adoráveis, morreu em 23 de maio, aos 91 anos. Obrigado por compartilhar seu grande talento com gerações de jovens leitores."