Olivia Rodrigo: tudo o que você precisa saber sobre a maior revelação do pop em 2021

Olivia Rodrigo: tudo o que você precisa saber sobre a maior revelação do pop em 2021

Nas últimas semanas, só se fala de Olivia Rodrigo. A cantora e atriz de 18 anos surgiu em séries da Disney e tem um primeiro álbum recém-lançado que conseguiu uma proeza: quebrou muitos recordes e segue sendo bem falado por fãs e pela crítica.

Abaixo, o G1 responde perguntas sobre a vida e a obra da jovem promessa da música pop. Entenda como surgiu a maior revelação do pop em 2021.

Quem é ela?

Americana de origem filipina, de onde vem o sobrenome Rodrigo, Olivia tem uma vibe de “garota normal". Visual, redes sociais e entrevistas são mais sinceros do que a média.

Olivia mostra rotina de gente como a gente nas redes sociais

Reprodução/Instagram da cantora

O tataravô e o avô dela vieram das Filipinas, no sudeste da Ásia. O pai foi criado nos Estados Unidos, mas em uma casa com todas as tradições filipinas. Até hoje, eles comem refeições típicas do país. É de lá que vem o sobrenome Rodrigo.

Quais séries da Disney ela fez?

Joshua Bassett e Olivia Rodrigo se beijam em 'High School Musical: A Série: O Musical'

Divulgação/Disney+

Olivia já tinha conquistado um respeitado fã-clube. Ela foi a Paige Olvera de "Bizaardvark", do Disney Channel. A série, gravada entre 2017 e 2018, era sobre duas jovens youtubers comediantes. O jeitão meio pateta e desligado dela já chamava atenção.

Um ano depois, foi chamada para "High School Musical: A Série: O Musical", do Disney+, derivada de "High School Musical". Ela vive Nini Salazar-Roberts, garota escalada para interpretar Gabriella Montez (no original, Vanessa Hudgens) em um espetáculo teatral.

A série mostra os bastidores para a encenação de "High School Musical: The Musical". Ou seja, é uma série sobre um musical baseado em um filme.

Que triângulo amoroso é esse?

Joshua Bassett acompanhado de Sabrina Carpenter (esq.) e de Olivia Rodrigo

Reprodução/Redes sociais dos artistas

O par romântico de Olivia na série é o ator e cantor Joshua Bassett (do beijo no gif mais acima). Um suposto triângulo amoroso envolvendo os dois e uma colega do mundinho da Disney (Sabrina Carpenter) impulsionou a música.

Olivia, Joshua e Sabrina seriam uma versão 2021 do triângulo envolvendo Miley Cyrus, Nick Jonas e Selena Gomez.

As letras de Olivia foram escritas após Olivia e Joshua terminarem uma relação. Eles nunca foram um casal oficialmente e ela não confirma (nem nega) que suas canções são baseadas nisso.

Olivia Rodrigo em cena do clipe 'Drivers license'

Divulgação/Universal

Acompanhe a cronologia triangular amorosa:

A partir de maio de 2020, Olivia e Joshua pararam de interagir nas redes sociais;

Em julho, Joshua lançou a música "Anyone Else", declarando-se a "outra pessoa";

Em agosto, ele foi fotografado almoçando com Sabrina;

Em janeiro, saiu "Drivers license", com versos como “E você provavelmente está com aquela loira lá / Que sempre me deixou na dúvida / Ela é tão mais velha do que eu / Ela é tudo o que faz me sentir insegura"

Uma semana depois, Joshua lançou "Lie Lie Lie", versando sobre mentiras;

Passou outra semana e saiu "Skin", com Sabrina Carpentar cantando: "Talvez você não quisesse ter dito aquilo / Talvez falou 'loira' só por causa da rima"

Qual o primeiro hit solo?

Olivia Rodrigo

Divulgação

Em janeiro deste ano, o primeiro hit solo de Olivia Rodrigo saiu fazendo barulho. Ela tem drama adolescente e arranjo power balad, mas na performance de uma estrelinha do Disney+.

A letra é sobre uma garota aos prantos, dirigindo perto da casa do ex. Ela acabara de tirar a carteira de motorista e queria estar passeando com ele. Mas está sozinha. "Drivers license" (veja trecho do clipe no vídeo do topo) tem performance impressionante:

Primeiro lugar do Hot 100 da "Billboard";

Maior estreia semanal na história do Spotify, com 65,8 milhões de streams;

Primeiro lugar na parada global e americana do Spotify, Apple Music e Itunes;

Liderança na Apple Music em 48 países; no Spotify, em 31; e no YouTube, em 14;

Quase 80 milhões de views em 20 dias de YouTube;

Música internacional mais ouvida no Spotify brasileiro.

"Essa música consegue mesmo capturar as emoções de um término. Tem toda a angústia, tristeza e insegurança de um término", resumiu ela.

Como é o primeiro álbum?

A capa de 'Sour', álbum de Olivia Rodrigo

Divulgação

"Sour", o álbum de estreia, tem a angústia de uma mini Alanis Morissette emoldurada por uma sonoridade Disney rock pós-Lorde. As duas cantoras estão na lista de influências sempre citadas.

Ela contou que só quer cantar coisas que a deixam “constrangida”, mas que quase toda jovem mulher pensa:

“Você não é encorajada a falar sobre o quão insegura, ciumenta e raivosa você é."

O álbum conta com desprendimento a angústia de terminar o primeiro namoro: começa com revolta, passa pela melancolia e termina com certa sobriedade, quase ternura.

Veja faixa a faixa do álbum 'Sour', de Olivia Rodrigo

Do que ela gosta?

Olivia Rodrigo toca piano em 'High School Musical: The Musical: The Holiday Special'

Divulgação/Disney+

"Eu já vi os filmes da 'Saga Crepúsculo' tantas vezes que parei de contar. Eu não tenho nem mais vergonha de assumir que eles são meus filmes favoritos", disse ela. E o álbum preferido? "É 'Pure Heroine', da Lorde. Esse é meu disco preferido de todos os tempos", elegeu.

O primeiro show que foi, no entanto, foge um pouco do óbvio. "Foi do Weezer! Eu lembro que eu era tão pequena que não conseguia ver o palco, atrás da multidão, então eu fiquei me equilibrando em umas latinhas de refrigerante o tempo todo."

Mais e mais recordes

Após "Driver's license" chegar ao topo, "Good 4 U" também estreou no primeiro lugar do Hot 100 da "Billboard", a parada mais importante dos Estados Unidos. "Deja Vu" entrou em oitavo lugar. Foi a primeira vez que as três primeiras músicas de um artista estrearam no top 10.

Em outro top 10, o do Spotify americano, ela dominou a lista inteira. Nos primeiros dias de lançamento do álbum, as dez música mais ouvidas na plataforma foram da cantora.

VÍDEOS: Semana Pop explica o que está trendando