Duo Passim traz Mônica Salmaso para 'Beira de mato'

Duo Passim traz Mônica Salmaso para 'Beira de mato'

Na sexta-feira, 28 de maio, a dupla dá amostra do álbum com a edição do single Beira de mato. Composição de André Fernandes em parceria com Gui Silveiras, Beira de mato foi gravada pelo Passim com a adesão da cantora paulistana Mônica Salmaso.

A composição Beira de mato evoca a alma caipira nacional em sintonia com o universo musical do último álbum de Salmaso, Caipira (2017), disco em que a artista expandiu o conceito do cancioneiro ruralista do interior do Brasil.

No álbum Passim II, Flávio Vasconcelos e Jacque Falcheti ressaltam a influência da cultura ibérica na música brasileira.

Capa do single 'Beira de mato', do duo Passim

Divulgação

“O caipira, o regional e o sertanejo dialogam com as influências ibéricas e trouxeram a temática bucólica que estávamos buscando para o disco, representando o colorido e a simplicidade do interior, onde o Passim nasceu”, situa a cantora Jacque Falcheti.

“Fiz questão de trazer a sonoridade modal para o arranjo de Beira de mato por isso ser uma das grandes características das músicas de cultura popular. E também temos a influência do Movimento Armorial, que desde a década de 1970 tinha a vontade de ser uma arte erudita brasileira calcada na cultura popular. Tudo isso tem muito a ver com o trabalho do Passim, pois a nossa formação tem instrumentos musicais acústicos de origem clássica”, complementa e contextualiza Flávio Vasconcelos.

Gravado em sexteto, sob direção musical da cantora, compositora e arranjadora Andrea dos Guimarães, o álbum Passim II junta Flávio e Jacque aos músicos Jonas Mancaio (violoncelo), Melina Cabral (vibrafone e percussão), Rodrigo Müller (corne inglês, oboé e flauta) e Rui Kleiner (bandolim).

Além de Beira de mato, o repertório inclui músicas como Fado bruto (Flávio Vasconcelos), Galo à deriva (Renato Frazão) e o samba-canção Último desejo (Noel Rosa, 1937).