Secti promove primeiro encontro da Rede Inova Cidade

Secti promove primeiro encontro da Rede Inova Cidade
O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), criou a Rede Inova Cidade, programa que é uma iniciativa da pasta para incentivar a municipalização das ações de CTeI. O primeiro encontro com as prefeituras que já aderiram ao programa acontece nesta quinta-feira (15), de forma virtual, às 10h, com transmissão no Canal do YouTube da Secti.

A rede tem o intuito de estimular o desenvolvimento de políticas que impulsionem ações que transformem os municípios em cidades empreendedoras e inovadoras. O Estado quer promover, junto às prefeituras, a estruturação e atuação do ecossistema de CTI, através de projetos, editais da Fapesb destinados à iniciativa e cursos de capacitação. Além disso, incentivar que os gestores adequem suas legislações de forma a criar a Lei de Inovação da cidade.

Todos os 417 municípios da Bahia podem assinar o Termo de Adesão para se incorporar ao Inova Cidade. Até então, 88 prefeituras já assinaram o termo. "As vantagens que os municípios terão ao aderir à rede, além da troca de experiência e de conhecimento, será ter mais facilidades às políticas públicas e assessoria técnica. Também em relação à adesão de alguns projetos, como o Conecta Bahia, que leva Wi-Fi grátis para as praças públicas dos municípios", diz Edson Valadares, assessor de Planejamento e Gestão da Secti.

O secretário da pasta, André Joazeiro, destaca que a iniciativa é fundamental para que os municípios desenvolvam e incorporem políticas voltadas para a inovação. "A plataforma tem como intuito colaborar para que as localidades possam, por meio de experiências e convênios com o Estado, aprimorar a prestação dos serviços públicos de várias áreas. Então, esse espaço será o canal aberto para possibilitar a dinamização dos processos de CTI nas cidades, que é um movimento fundamental para que se tornem autossustentáveis e inteligentes no futuro".