Fernanda Paes Leme revela que sofreu um aborto: 'Tentam amenizar a sua dor'

Fernanda Paes Leme revela que sofreu um aborto: 'Tentam amenizar a sua dor'
A atriz Fernanda Paes Leme revelou durante participação no podcast "Mil e Uma Tretas", apresentado por Thaila Ayala e Júlia Faria, que sofreu um aborto espontâneo uma semana após ter descoberto a gravidez, em 2021.

"Se é difícil passar, falar é mais ainda... Eu vivi isso de uma forma totalmente inesperada. Eu não estava tentando, não estava querendo naquele momento. Comigo o que aconteceu foi que eu tive muitos problemas com o DIU de cobre, me dava muitas cólicas. Quando eu tirei o DIU, no mês seguinte, a menstruação não veio. Aí meu peito, já pesado, eu vivendo alguns sintomas de gravidez, sem saber que aquilo estava acontecendo. Decidi fazer um teste".

"Tinha acabado de tirar o DIU. Foi no final do ano passado. Fiquei em choque e muito feliz. Contei para o Victor que ficou mais feliz ainda. No dia seguinte voltei para São Paulo. Cinco dias depois tive um sangramento e descobri que tinha perdido", contou a atriz.

Para Fernanda, a parte mais difícil foi ter que lidar com a dor da perda, com o luto. "A primeira pessoa a descobrir é você. Quem tem que contar para o outro é você. Você tem que administrar a sua dor e a dor do outro. Todo mundo te fala: 'é normal'. Não! Normal não pode ser. Pode ser comum. As pessoas tentam amenizar a sua dor mas tudo que você quer é um abraço. Fiquei muito mal. Vi ali que queria ser mãe, até então não queria".

No bate-papo, Mônica Martelli, que também estava presente no podcast, disse que sofreu três abortos antes de ter sua filha, Julia, de 13 anos. "A primeira gravidez perdi com quatro semanas, tinha 33 anos. A segunda estava com 10 semanas e a terceira com 3 meses. Engravidei da Julia aos 40. Na segunda tive que fazer uma curetagem - procedimento realizado para limpar o útero através da remoção de restos de um aborto incompleto".