Salvador começa 2ª etapa da vacinação contra a gripe; idosos são novo público alvo

Salvador começa 2ª etapa da vacinação contra a gripe; idosos são novo público alvo

Começou nesta terça-feira (11) em Salvador uma nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta segunda fase a imunização terá como público alvo os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores das redes pública e privada lotados na capital.

A estimativa é de que sejam vacinadas 427 mil pessoas até o dia 8 de junho.

As doses estarão disponíveis para os novos grupos de idosos e professores exclusivamente no drive-thru do Shopping Barra, na Avenida Centenário. Além disso, as doses podem ser acessadas nas salas de vacina dos 109 postos de saúde (pontos fixos) da mobilização de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A Secretaria da Saúde (SMS) destaca que é preciso se atentar para o intervalo de 14 dias para a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza.

O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia do novo coronavírus. A lista completa dos postos da vacina contra gripe pode ser consultada no site (disponível aqui)

As crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, que foram o público alvo da primeira etapa da vacinação, seguem podendo ser imunizados, mas passam a ser atendidos apenas nos pontos fixos.

A chefe da Imunização da SMS, Doiane Lemos, chama atenção para a baixa adesão na cidade. Apenas cerca de 32% dos indivíduos habilitados foram vacinados, sendo que a meta é imunizar 90% do público eletivo.